Por que é importante deixar as unhas sem esmaltes, principalmente no verão?

Por que é importante deixar as unhas sem esmaltes, principalmente no verão?
5 (100%) 4 votes

 

unha-sem-esmalte-saude-respirar-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Embora as unhas dos pés pareçam resistentes, elas estão longe de ser impermeáveis. Na realidade, elas absorvem muito mais substâncias do que a pele, por exemplo.

 

Você pode achar que é bom manter as unhas dos pés pintadas por semanas com aquele excelente esmalte que você acabou de comprar. No entanto, você deve pensar duas vezes antes de deixar suas unhas cobertas continuamente.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, é muito importante dar uma pausa para as unhas respirarem. “Logicamente que toda mulher gosta de ficar com as unhas pintadas, mas eu sempre recomendo deixá-las sem esmalte por algumas semanas, intercalando com o uso do produto”, alerta.

LEIA TAMBÉM: O verão está chegando. Ainda dá tempo de tratar os vasinhos?

LEIA TAMBÉM: Como fugir da desidratação durante o calor?

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre reposição hormonal para mulheres

Embora as unhas dos pés pareçam resistentes, elas estão longe de ser impermeáveis. Na realidade, elas absorvem muito mais substâncias, como o esmalte, que são aplicadas na superfície, do que a pele, por exemplo.

O perigo de manter o esmalte por muito tempo é que o pigmento pode penetrar nas camadas da unha e secar. Quando isso acontece, leveduras, bactérias, mofo e bolor (micose) podem se desenvolver, levando a problemas em longo prazo.

“Ao remover o esmalte, você expõe a superfície das unhas ao ar. Isso literalmente permite a unha respirar  e a mantém saudável”, explica o Dr. Daniel Benitti. “Além de intercalar o esmalte por uma semana ou mais, tente manter os pés secos durante o dia. Você pode fazer isso usando meias de algodão e sandálias ou sapatos feitos de tecidos naturais e respiráveis”, indica.

Para saber se a sua unha já está manchada é simples: remova o esmalte e espere ela crescer um pouco. Se a base (parte a partir da cutícula) estiver com uma cor diferente do restante, a sua unha está manchada e o ideal é não usar esmalte. Dessa forma, com o crescimento a mancha irá sair.

“Existem medicações para aumentar a força e a saúde das unhas, mas não adianta utilizá-los e não deixar a unha respirar”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.

Cuide bem dos seus pés e aproveite o verão com muita saúde!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.