Por que temos a falsa sensação de que o celular está vibrando?

Por que temos a falsa sensação de que o celular está vibrando?
5 (100%) 4 votes

 

telefone-vibrar-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Como a maioria das pessoas leva o celular no mesmo lugar e estão recebendo notificações constantemente, o inconsciente espera de forma ansiosa a próxima notificação e acaba sentindo algo que não está lá. (imagem: Freepik)

 

Você já sentiu o celular vibrar no bolso e quando foi verificar não tinha nada? Ou pior, ele sequer estava lá? Essas vibrações “fantasmas” são bastante comuns. Em um recente estudo, 89% das pessoas disseram ter vivenciado essa situação em algum momento. Além disso, 87% relataram sentir a vibração semanalmente e 13% diariamente!

Apesar dos altos números, ninguém mostrou se sentir incomodado por isso. O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, lembra que o hábito faz o monge.

“Como a maioria das pessoas leva o celular no mesmo lugar e estão recebendo notificações constantemente, o inconsciente espera de forma ansiosa a próxima notificação e acaba sentindo algo que não está lá. Quando um efeito repetitivo acontece em intervalos aleatórios, começamos a pensar nele mais e mais vezes, esperando que aconteçam novamente. Isso faz sentir algo que não existe”, explica.

LEIA TAMBÉM: Você sabia que ficar muito tempo em frente à televisão ou ao computador é um fator de risco para trombose?

LEIA TAMBÉM: Você está trabalhando muito? Saiba que isso pode causar arritmia

LEIA TAMBÉM: Estresse e preocupações excessivas? Você pode estar com transtorno de ansiedade generalizada

As pessoas que falam muito em seus telefones celulares, ficam muito tempo em mídias sociais ou enviam mensagens constantemente experimentam o fenômeno com mais frequência. Ao mesmo tempo, pessoas ansiosas e inseguras se incomodam mais com as vibrações fantasmas. Provavelmente, por se preocuparem demasiadamente com o que acontece nas redes digitais.

A boa notícia é que essas vibrações não representam um risco para a saúde. Elas provavelmente divertem mais do que incomodam. No entanto, se você está sentindo essa sensação com muita frequência, é sinal de que está usando demais o celular.

“Desconecte-se um pouco e una-se mais com o que há ao seu redor. Aproveite seus amigos e familiares, pois eles valem mais do que mil curtidas. Aproveite este tempo para realizar atividade física e cuidar da sua saúde cardiovascular”, aconselha o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.