trombose-venosa-profunda-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Ontem foi o dia mundial da prevenção da trombose venosa profunda: saiba mais sobre esta doença

Apenas metade dos pacientes com trombose venosa profunda apresentam sintomas.

A trombose venosa profunda é um coágulo de sangue que se forma em veias profundas do corpo, em sua maioria nas pernas e no quadril, podendo ocorrer em outras partes do corpo.

LEIA TAMBÉM: Conheça 5 tipos de trombose que atingem diferentes partes do corpo

Os trombos formados nas veias da coxa e da bacia são mais perigosos do que nas veias abaixo do joelho. Eles podem se descolar da parede da veia e seguir pela corrente sanguínea, chegando até os pulmões. Essa situação é chamada de embolia pulmonar e possui extrema gravidade, podendo acarretar a morte da pessoa.

Pacientes internados, acamados, imobilizados, com mais de 60 anos e com câncer apresentam um risco maior de apresentar trombose, assim como mulheres que fumam e utilizam anticoncepcionais.

“Infelizmente hoje a trombose mata mais que câncer de mama, próstata e pulmão JUNTOS. Por isso, todo conhecimento sobre essa doença deve ser repassado para que este número assustador diminua”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.

Tratamento

Nesta semana saiu um novo consenso sobre o tratamento e seguimento desta doença com 28 recomendações.

Fortes recomendações incluem o uso de terapia trombolítica para pacientes com embolia pulmonar e comprometimento hemodinâmico, uso de uma faixa de razão normalizada internacional (INR) de 2,0 a 3,0 sobre uma faixa de INR inferior para pacientes com trombose venosa que usam um antagonista da vitamina K (AVK) para efeito prevenção e uso de anticoagulação indefinida para pacientes com trombose recorrente não provocada.

As recomendações condicionais incluem a preferência por tratamento domiciliar ao invés de hospitalar para TVP (trombose venosa profunda) não complicada e embolia pulmonar com baixo risco de complicações, e uma preferência por anticoagulantes orais diretos em vez de AVK para tratamento primário de tromboembolismo venoso.

Além disso, o consenso veio de encontro com um recente estudo ATTRACT que comparou os resultados de longo prazo do tratamento endovascular para trombose com a nova geração de anticoagulantes.

Ele não demonstrou uma diferença nos pacientes que foram submetidos a cirurgia quando comparados àqueles que foram submetidos a tratamento com medicação. Por isso, não recomenda-se o tratamento cirúrgico como primeira opção nos pacientes com trombose venosa proximal.

Além disso, o uso da meia durante dois anos após a trombose atenua a incidência da síndrome pós trombótica de 50% para 20%. Embora para algumas pessoas elas sejam custosas e desconfortáveis, a utilização está mais do que justificada pelos benefícios.

Um recente estudo realizado com mais de 800 pessoas demostrou que algumas se beneficiam do uso da meia elástica com apenas 6 a 12 meses de tratamento, não sendo necessário utilizar durante dois anos. Mas, todos com trombose deveriam utilizar as meias, a não ser que apresentem uma contra-indicação.