Melhores exercícios para emagrecer.

Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

 

Melhores exercícios para emagrecer.
Para emagrecer um dos seus objetivos deve ser fazer pelo menos 300 minutos de atividade física por semana.

 

Todo mundo quer perder aquela gordurinha indesejada, mas isso não é fácil. É preciso uma combinação de fatores que irão garantir o sucesso e realização. Para emagrecer não basta apenas ter uma mudança de hábitos alimentares, também deve haver o aumento da rotina de exercícios. O exercício regular é fundamental para atingir os seus objetivos. Acreditar que apenas comendo menos você irá alcançar o peso desejado não é o melhor caminho.

Para perder peso você deve ter como objetivo fazer pelo menos 300 minutos de atividade moderadamente intensa a cada semana. Abaixo estão alguns exercícios que podem ajudá-la nessa jornada. Lembre-se de primeiro conversar com o seu médico sobre quais podem ser os melhores para você, principalmente se você tem Lipedema.

Quais os melhores exercícios para quem tem Lipedema?

“Os exercícios cardiovasculares, também chamados de exercícios aeróbicos ou cardiovasculares, aumentam a frequência cardíaca e fazem você suar, o que é ótimo para o coração. Cardio regular, seja corrida, ciclismo, natação ou caminhada rápida, tornará o seu coração mais forte. Além disso, também ajuda com a pressão arterial e o colesterol, e pode até contribuir com a prevenção de alguns tipos de câncer. O levantamento de peso ou musculação, mesmo por uma hora por semana, também reduz o risco de doenças cardiovasculares e derrames, além de ser a melhor atividade para reduzir a gordura visceral. A combinação das duas atividades é sempre benéfica. Eu sempre recomendo atividades na água para as mulheres com Lipedema, mas toda atividade física é bem vinda!”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Caminhar

Exercício para emagrecer: caminhar.

Se você adicionar meia hora de caminhada rápida à sua rotina diária, poderá queimar cerca de 150 calorias a mais do que normalmente faz todos os dias. Quanto mais rápido e mais tempo você anda, mais calorias você queima. Caminhar é uma ótima opção se você não tem experiência com exercícios regulares. Comece com viagens mais curtas e prossiga para as mais longas e intensas.

Pular corda

Exercício para emagrecer: pular corda.

Se você está procurando um equipamento de treino barato e prático, uma corda de pular pode ser para você. Pular corda é uma maneira fantástica de queimar calorias rapidamente e conseguir emagrecer. Na verdade, você vai queimar mais pulando corda do que andando em uma esteira pelo mesmo tempo. Você também trabalhará vários grupos musculares, do núcleo à parte superior e inferior do corpo. Pular corda também pode melhorar a sua coordenação.

Treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT)

Exercício para emagrecer: hiit.

O treinamento intervalado de alta intensidade (também chamado de HIIT) é um tipo de treino que alterna entre atividades físicas intensas e exercícios menos intensos. Você não deve fazer isso todos os dias, mas é muito eficaz para emagrecer, porque o HIIT faz o seu corpo usar energia da gordura em vez de carboidratos. Você também vai queimar mais calorias com HIIT do que com cardio constante. O exercício intenso mantém o seu corpo trabalhando e em modo de queima de gordura por até 24 horas após o término do treino.

Ciclismo

Exercício para emagrecer: bicicleta.

Andar de bicicleta é outra ótima maneira de perder peso e é um exercício adaptável e de baixo impacto. Você pode queimar cerca de 400-750 calorias por hora andando de bicicleta, dependendo do seu peso, da velocidade com que está indo e do tipo de ciclismo que está fazendo.

Natação

Exercício para emagrecer: natação.

Pode ser difícil ficar motivada para malhar se você tem Lipedema e os seus joelhos estão doendo. Por isso, a natação ou atividades na água são uma boa opção. É fácil para as suas articulações, você usará a parte superior e inferior do corpo e fará um bom treino cardiovascular. Você também colherá os benefícios da resistência da água. Se você nadar meia hora algumas vezes por semana, diminuirá o risco de doenças cardiovasculares, derrame, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Também vai reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.

Treinamento de força

Exercício para emagrecer: musculação.

Este tipo de exercício usa resistência para construir força e músculos. Não só o ajuda a emagrecer, mas também o ajuda a manter o peso ao construir músculos. Isso ajudará o seu corpo a queimar mais gordura. Tente fazer algum treinamento de força 3-5 vezes por semana, por cerca de uma hora de cada vez. Não se esqueça de descansar um dia a cada 2 dias que você fizer isso. Se possível, use roupas de compressão.

LEIA TAMBÉM: As faixas elásticas são uma boa opção para se exercitar em casa?

Pilates

Exercício para emagrecer: pilates.

O Pilates, exercícios geralmente feitos em um tapete ou com várias ferramentas que enfatizam a força do núcleo, podem torná-la mais forte e ajudá-la a manter um peso saudável. A intensidade de uma aula de Pilates depende das suas necessidades. Você pode encontrar algumas aulas ou demonstrações online ou em sua academia local.

Corrida

Exercício para emagrecer: correr.

Correr é um exercício aeróbico, usa oxigênio e queima calorias. Isso pode ajudá-la a emagrecer. Uma boa corrida também pode aumentar a sua taxa metabólica por até 24 horas. Então, você estará no modo de queima de gordura mesmo depois de cruzar a linha de chegada diária. Feito regularmente, correr pode ajudar a impulsionar o metabolismo por um longo período de tempo.

Ioga

Exercício para emagrecer: ioga.

Esta é uma prática que combina atividade física e meditação. É uma forma popular de praticar a atenção plena depois de um longo dia de trabalho também. Mas, os benefícios não param por aí. Um estudo sugere que, com o tempo, as pessoas que estão acima do peso e fazem ioga pelo menos uma vez por semana durante 30 minutos perdem peso e têm IMC mais baixos. Pessoas que fazem ioga também comem mais atentamente, o que significa que são mais propensas a saber quando estão realmente com fome e quando estão saciadas.

LEIA TAMBÉM: É possível fazer ioga em casa?

Subida de escada

Exercício para emagrecer: subir escada.

Outro exercício versátil e de baixo custo para perda de peso é subir escadas. Embora você possa usar uma máquina, tudo o que você realmente precisa para este exercício é um lance de escadas seguro. Subir apenas dois lances de escada todos os dias pode levar à perda de peso de 3 quilos em um ano. Também pode aumentar a quantidade de colesterol bom no sangue e ajudar a manter as articulações, os músculos e os ossos saudáveis.

Lembre-se

Para manter a saúde cardiovascular, 150 minutos de qualquer exercício que faça você respirar com mais dificuldade e acelere a sua frequência cardíaca são suficientes. Divida-o como quiser – faça 30 minutos por dia, 5 dias por semana – apenas certifique-se de mover-se por pelo menos 10 minutos de cada vez. Não consegue chegar ao número mágico? Faz o que pode! Você ainda está fazendo bem ao seu corpo.

LEIA TAMBÉM: Descubra como voltar a fazer exercícios após uma longa pausa

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.