qual-a-melhor-agua-para-tomar-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Qual água é mais saudável? Qual é a melhor água para quem tem Lipedema?

 

qual-a-melhor-agua-para-tomar-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Com tantas opções de água, como saber qual é a melhor?

 

Água mineral, alcalina, com gás, com sabor, tônica, club soda… Existem tantas opções para escolher, mas como elas se comparam à velha e simples água do filtro? E qual é a escolha mais nutritiva?

Vamos analisar as opções disponíveis hoje: 

Água mineral

agua-mineral-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

A água mineral é frequentemente encontrada nos mercados em garrafas, mas existe muita diferença entre elas. Dependendo da marca, elas contêm diferentes quantidades de cálcio, sódio e magnésio.

Para as mulheres com Lipedema a quantidade de sódio é muito importante, pois ele irá piorar o inchaço e a inflamação. Vale a pena ler o rótulo. A quantidade pode variar MUITO e sem perceber você estará ingerindo uma quantidade absurda de sódio com a água mineral.

O cálcio é importante para a saúde óssea e a função muscular geral. O magnésio ajuda o corpo a regular o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Água alcalina

agua-alcalina-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Ela é comumente produzida por um “ionizador”, um dispositivo que muda a composição química da água, alterando o nível de pH e tornando-a mais alcalina e menos ácida.

Os profissionais de marketing afirmam que isso oferece vários benefícios à saúde, como melhor digestão, retardando o processo de envelhecimento, aumentando o conteúdo mineral do corpo e prevenindo a perda óssea. A U.S. Food and Drug Administration negou o uso da alegação de quaisquer benefícios à saúde da água alcalina relacionados à parte óssea, por exemplo, devido a evidências insuficientes.

Eles também afirmam que a água alcalina funciona como um antioxidante para prevenir danos às células que levam a doenças, mas tais alegações não foram devidamente testadas em estudos científicos controlados. Por isso, o uso não tem justificativa científica.

“Ninguém precisa de água alcalina. Se quiser atingir um ph mais neutro pode tomar água com limão que é muito mais barato. Além disso, as alcalinas no mercado têm uma quantidade de sódio muito alta. O sódio inflama principalmente as mulheres com Lipedema, aumenta muito o inchaço e dificulta muito o tratamento. Não existe justificativa nenhuma para tomar água alcalina, pois, além de pesar no bolso, pode ser prejudicial à saúde devido a sobrecarga de sódio”, afirma o Dr. Daniel Benitti, médico cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Água com gás

agua-com-gas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Ela é água com infusão de dióxido de carbono para carbonatação, embora existam também as gaseificadas naturalmente. A água com gás não vai hidratar você melhor do que a da torneira, mas você pode preferir as bolhas formigantes ao invés do gosto natural.

Mas nem todas as águas com gás são criadas iguais, então você vai querer ler os ingredientes antes de comprar ou beber uma. Se você vir açúcar, adoçantes artificiais ou corantes artificiais (normalmente usados como aromatizantes ou conservantes) no rótulo, opte pela da torneira.

Alguns estudos recentes sugerem que a água com gás pode aumentar a vontade de comer.

Água tônica e club soda

tonica-club-soda-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Muitas pessoas escolhem estas bebidas porque não têm calorias, mas é importante observar os açúcares ocultos e adoçantes artificiais.

A água tônica é amarga, mas contém açúcar. Na verdade, uma lata pode conter tanto açúcar quanto um refrigerante normal! Se você não pode se desfazer da sua água tônica, tome de vez em quando e certifique-se de ajustar as outras calorias ao longo do dia para compensar o tratamento.

Por outro lado, club soda não tem adição de açúcar, então essa é provavelmente a opção mais inteligente.

Água aromatizada

agua-aromatizada-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Certifique-se de ler os ingredientes em águas com sabor de frutas para se certificar de que os sabores não estão mascarando ingredientes como açúcar ou adoçantes artificiais. As opções sem calorias geralmente contêm adoçantes artificiais. Além disso, você mesma pode fazer a sua água aromatizada para ter certeza que contém apenas ingredientes naturais sem açúcar ou adoçantes.

O problema dos adoçantes artificiais

O consumo regular de bebidas adoçadas artificialmente tem sido associado a um risco significativamente maior de síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e até câncer. Estudos também mostram que bebidas adoçadas artificialmente podem fazer você sentir fome e incentivá-la a comer mais, o que pode levar à obesidade e a uma série de outros problemas de saúde.

Fuja de produtos que contenham palavras como açúcar, xarope de milho, frutose, aspartame ou sucralose no rótulo. O seu corpo irá agradecer!

O ideal é se manter hidratada com bebidas que não contém calorias e nem adoçantes artificiais.

Experimente adicionar rodelas de limão, hortelã ou pepino para dar um toque refrescante e delicioso à água da torneira ou à com gás.

LEIA TAMBÉM: No frio você bebe menos água? Conheça 7 alimentos que são ricos em nutrientes e ainda ajudam na sua hidratação.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.