Qual o melhor tipo de treinamento para emagrecer?

Qual o melhor tipo de treinamento para emagrecer?
5 (100%) 2 votes

 

treinamento-emagrecer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Algumas evidências sugerem que o treinamento intervalado, incluindo alta intensidade e velocidade podem ajudar as pessoas a reduzir a gordura corporal. (Imagem: Personal Trainer Virtual)

 

O inverno já está chegando e aqueles quilos extras prometidos para perder ainda estão no seu corpo. Mas aqui temos uma dica que vai ajudar você a cumprir com a promessa de ano novo. Estratégias de perda de peso geralmente incluem um aumento no gasto de energia (exercício) ou uma diminuição na ingestão de energia (dieta). Mas nenhuma das estratégias isoladas parece ser eficaz para sustentar mudanças de peso a longo prazo na maioria das pessoas.

LEIA TAMBÉM: O estresse pode fazer você engordar?

Não há consenso sobre o melhor tipo de exercício para a queima de gordura, que é preferível à perda de massa muscular para diminuição de peso. Algumas evidências sugerem que o treinamento intervalado, incluindo alta intensidade e velocidade podem ajudar as pessoas a reduzir a gordura corporal e perder peso mais do que exercícios moderados, mesmo que a rotina queime menos calorias. Isso pode ocorrer porque o treinamento intervalado aumenta o gasto energético de repouso e a queima de gordura logo após o exercício.

“Diferentes tipos de exercícios promovem diferentes respostas metabólicas. Dessa forma, o exercício de alta intensidade pode ser particularmente interessante para a perda de gordura, não por causa das calorias gastas durante o exercício, mas porque faz seu corpo queimar mais gordura depois da atividade”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Quer emagrecer? Conheça uma dica bem fácil que vai te ajudar

LEIA TAMBÉM: O que acontece com a gordura quando você emagrece?

Todo tipo de atividade física reduz significativamente o percentual de gordura corporal total. Contudo, o treinamento intervalado de alta intensidade é mais efetivo para diminuir a massa gorda total. Em média, os estudos evidenciaram uma redução de 6%, em comparação com 3,4% para o treinamento contínuo de intensidade moderada.

As maiores reduções na massa de gordura total ocorrem quando os treinos intervalados são supervisionados, o que provavelmente aumenta a aderência. Os treinos intervalados são mais curtos, o que pode também facilitar a adesão ao treinamento. Os termos “alta intensidade” e “sprint” são relativos. Manter isso em mente pode incentivar o exercício e ajudar a evitar lesões.

LEIA TAMBÉM: Querendo perder peso? Será que apenas atividade física emagrece?

“O treinamento intervalado pode ser realizado por quase todos; nós apenas temos que saber como adaptá-lo. Se você tem problemas no joelho e não consegue correr, pode pedalar ou até mesmo nadar. Se você tem doença cardíaca, pode trabalhar com intensidade controlada. Para um jovem saudável, um sprint pode envolver correr em alta velocidade, enquanto que para um idoso frágil, andar devagar pode ser o suficiente”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.

Agora vamos aproveitar o tempo frio para manter o corpo em forma e ajudar a saúde cardiovascular.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.