Qual o melhor tratamento para Lipedema?

Qual o melhor tratamento para Lipedema?
5 (100%) 8 votes

 

tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As mulheres com Lipedema se queixam de pernas gordas, hematomas com facilidade, muita celulite e dores nos membros inferiores.

 

O Lipedema é uma doença crônica e progressiva do tecido adiposo. As mulheres que têm essa enfermidade apresentam queixas de pernas gordas, hematomas com facilidade, muita celulite e dores nos membros inferiores.

Infelizmente, muitas pacientes se sentem rejeitadas pelos médicos, escutam que é normal, de família ou que elas estão obesas. Embora 11% das mulheres tenham Lipedema, muitos profissionais desconhecem o que é essa doença e a maioria das pacientes ficam sem diagnóstico, fazendo tratamentos sem resultado e gerando um abalo psicológico imenso.

“Ao contrário da obesidade, a gordura do Lipedema não diminui com dieta e atividade física e, por isso, muitas mulheres ficam desacreditadas com o tratamento. Contudo, todas as pacientes melhoram com o tratamento clínico, embora o resultado varie de mulher para mulher. Nos casos iniciais, elas ficam sem dores, hematomas e inchaço nas pernas, além de melhorar a celulite. Já para casos mais avançados, o melhor procedimento é o cirúrgico, com a lipoaspiração”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema, eleito personalidade do ano 2017 na área da saúde pelos avanços no tratamento do Lipedema.

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor dieta para tratar o Lipedema?

LEIA TAMBÉM: Você sabia que a cavalinha melhora as celulites e o Lipedema?

Existe mais de uma técnica para realizar a lipoaspiração no tratamento do Lipedema. Em todas elas é obrigatório fazer a tumescência com infiltração de líquido anestésico e epinefrina, para diminuir o sangramento e preservar os vasos linfáticos das pernas.

Todas as técnicas podem ser feitas com anestesia local mais sedação, sem a necessidade de anestesia geral e com incisões mínimas. No entanto, o volume aspirado total (gordura + fluido) não deve ultrapassar 5 litros para evitar complicações pós operatórias, como a trombose. Além disso, em alguns casos pode ser necessário mais de um procedimento.

As principais técnicas de lipoaspiração são:

  • Tradicional
  • Vibrolipo
  • VASER
  • WAL
  • LASER

Tradicional

A lipoaspiração tradicional é realizada com cânulas de aspiração e, por meio de pressão negativa, a gordura é aspirada. O ideal é utilizar cânulas com calibre de 3,5 a 4mm. A cirurgia apresenta baixo risco de lesões, porém é importante lembrar que a gordura do Lipedema é mais difícil de ser aspirada do que uma gordura normal.

canulas-de-aspiracao-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Cânulas de aspiração.

Vibrolipo

Consiste na lipoaspiração com o auxílio de microcânulas vibratórias. A vibração quebra a gordura do Lipedema sem causar lesão nos tecidos ao redor, facilitando a absorção e reduzindo o tempo do procedimento.

“Essa técnica é utilizada na Alemanha há mais de 20 anos com resultados seguros e duradouros”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

Vibrolipo-tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A vibração de 5.000 rpm quebra a gordura, facilitando a absorção sem causar lesão aos tecidos adjacentes.

VASER

O VASER (Vibration Amplification of Sound Energy at Resonance) utiliza uma cânula metálica que transmite vibração para o tecido gorduroso, quebrando-o. Depois, o mesmo é aspirado por cânulas de aspiração. Essa técnica facilita a aspiração da gordura, mas aumenta o custo e o tempo do procedimento.

canula-de-VASER-tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Cânula de VASER que quebra a gordura para depois ser aspirada por uma cânula de aspiração.

WAL

A WAL (Water Assisted Liposuction) é uma técnica que lança jatos de água para quebrar a gordura, facilitando a aspiração por cânulas. A água injetada na contagem total do aspirado não deve superar 5 litros.

canula-de-WAL-tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Cânula de WAL lança o jato de água na ponta e aspira a gordura.

LASER

A energia do LASER (ou Smart Lipo) quebra a gordura, que é aspirada. Posteriormente utiliza-se o mesmo laser para tentar deixar a pele mais firme. Ele aumenta o custo e o tempo do procedimento, mas não há evidência científica de que deixa a pele mais firme nas pacientes com Lipedema.

laser-tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Fibra do laser dispara energia para quebrar a gordura e depois para deixar a pele mais firme.

Importante

Não existe a melhor técnica para o tratamento do Lipedema. O cirurgião é mais importante do que a técnica. O ideal é procurar um médico com experiência no tratamento e que entenda do assunto.

Não caia em jogadas de marketing e promessas. Esteja preparada para mais de uma cirurgia e para a necessidade de remoção de pele, caso sobre após os procedimentos.

lipo-tratamento-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Diferença entre uma lipo ideal e uma lipo inadequada. A alta quantidade de fluído aspirada diminui a quantidade total de gordura aspirada, além de gerar uma grande perda de sangue.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

2 comments to “Qual o melhor tratamento para Lipedema?”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

  1. sem nome - 25 de maio de 2019 at 00:02 Reply

    apos a lipo a perna ira ficar do jeito que deveria ser se nao fosse o problema de lipedema, grossura, e quem tem lepedema o osso da perna continua ser normal ou com o problema da doença o osso cresce tambem, acho que tenho e pareçe que o joelho a maior parece que cresceu pro lado.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.