como-ser-uma-mae-e-um-pai-melhor-dr-daniel-benitti

Quer ser uma mãe ou um pai melhor? Comece com essas 6 dicas!

 

como-ser-uma-mae-e-um-pai-melhor-dr-daniel-benitti
Cuidar de si te faz uma mãe ou um pai melhor e ajuda os seus filhos a se tornarem humanos melhores.

 

Cuidar de si quando se tem um bebê no colo e outra criança ao lado pedindo atenção é algo praticamente impossível para você? Parece ser mais fácil ganhar na mega sena acumulada do que cuidar de si mesma? Calma, isso não é verdade! Na realidade, cuidar de si te faz uma mãe ou um pai melhor e ajuda os seus filhos a se tornarem humanos melhores.

Isso é ainda mais importante agora que estamos enfrentando um período difícil e prolongado, no qual a ausência de tempo na escola está fazendo com que as crianças percam o convívio social e tenham apenas os pais para conviver e se espelhar.

Abaixo listamos 6 dicas para ajudar você e a sua família. Confira:

1.Gaste menos tempo nas mídias sociais

mae-e-pai-celular-dr-daniel-benitti
Busque se desconectar um pouco do celular. Isso lhe fará uma mãe ou um pai melhor.

Quando você parar de comparar a sua vida com a de outras pessoas (retocada, maquiada, com filtro e escolhida a dedo), você ficará mais feliz com o que tem. Além disso, o feed é uma perda de tempo que a impede de fazer coisas que são realmente boas para você.

“Se você não for zumbificada pelo telefone, estará mais emocionalmente presente para a sua família e mais capaz de proporcionar um tempo de qualidade real que ajuda as crianças a prosperarem. Desconecte-se para se conectar com a sua família. O tempo passa rápido e não é possível recuperá-lo. Valorize o seu tempo com quem ama. Não leve o celular à mesa e não se sente no sofá com o celular na mão. Aproveite os seus filhos!”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Uso excessivo do celular pode prejudicar a sua libido, visão e cérebro

2.Respeite as emoções

mae-correndo-cuidando-de-si-dr-daniel-benitti
Busque ter momentos de felicidade, inclusive sozinha.

Nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos estão todos conectados. Isso significa que o engajamento em comportamentos saudáveis pode, por sua vez, começar a mudar as suas emoções e crenças. Portanto, tome um banho ou dê uma caminhada para ficar sozinha, que você pode se sentir um pouco mais feliz. Esses bons sentimentos podem levar a um comportamento mais saudável. Considere-o um ciclo de feedback de bem-estar: quando você fica mais feliz, fica menos irritada e mais paciente.

3.Reserve um tempo para você

mae-saindo-com-amiga-dr-daniel-benitti
Tire um tempo para si. Isso com certeza vai te ajudar a ser uma mãe ou um pai melhor.

Isso pode não parecer realista, mas ter pelo menos uma hora por dia para você pode aumentar a sua vitalidade. Faça planos para almoçar com outro adulto, jogar qualquer coisa ou passar um tempo só. Um pouco de “tempo para mim” pode ajudar muito. Reservar um tempo para os seus amigos e interesses modela hábitos saudáveis.

4.Solicite ajuda

avos-cuidando-de-crianca-dr-daniel-benitti
Conte com ajuda de outras pessoas para cuidar dos filhos.

Você precisa de uma pausa e não há problema em fazer uma. Não mesmo. Algumas horas de tempo podem restaurar a sua fé no mundo. É valioso para as crianças passarem o tempo com outros adultos atenciosos. Ser exposto a diferentes tipos de pessoas, avós, tias, vizinhas ou babás, lhes dá novas maneiras de pensar e experimentar o mundo.

5.Priorize o sono

mae-dormindo-dr-daniel-benitti
Durma bem e coloque o seu sono como prioridade.

A falta de sono te deixa lenta, mal-humorada e com maior probabilidade de adoecer. Com o tempo, a privação do sono coloca você em risco de ter problemas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e depressão. No fundo, você já sabe disso, mas o sono não é colocado como prioridade. É hora de colocá-lo no topo da lista.

6.Entenda a sua realidade

mae-atarefada-dr-daniel-benitti
Não exija a perfeição quando o assunto é maternidade e paternidade.

Ser uma boa mãe ou um bom pai não significa ser perfeita. É normal fazer uma refeição rápida com vegetais congelados ou adiar a limpeza por mais uma semana. Não tem uma hora para passar na academia? Puxe o carrinho, coloque o tênis e leve as crianças para dar uma volta rápida pelo quarteirão. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é ser boa o suficiente.

Quando você aceitar isso, terá mais tempo de qualidade, o que lhe dará mais energia para lidar com as necessidades dos seus filhos.

Encontrar um equilíbrio de vida que mantenha toda a família saudável e feliz é possível e esse é um verdadeiro superpoder.

LEIA TAMBÉM: O coronavírus aumentou o estresse e as discussões entre casais. Saiba como superar essa onda de conflitos.

LEIA TAMBÉM: A depressão entre adultos nunca foi tão prevalente

LEIA TAMBÉM: A vida de um homem melhora quando ele tem uma filha

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.