Reembolso médico: como usar em consultas, exames e cirurgias

Reembolso médico: como usar em consultas, exames e cirurgias
5 (100%) 2 votes

 

planos-de-saude-reembolso-medico-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Quando você utiliza o sistema de reembolso médico, ou livre escolha, do seu plano de saúde, você será pago pelas despesas. (imagem a24horas)

 

Os planos de saúde estão entre os 10 serviços que mais causam problemas aos usuários, de acordo com o Procon. Demora no agendamento de consultas e exames, interferência na conduta do médico e negativa na cobertura de procedimentos e exames são as queixas mais comuns.

Muitas pessoas não sabem, mas é possível diminuir a interferência do convênio sobre a relação do paciente com o médico e ser tratado como um paciente particular mesmo usando o plano de saúde. Isso pode ser feito através do reembolso médico.

Convidei meu amigo, sócio e conselheiro Dr. Alexandre Amato, para explicar um pouco mais sobre essa modalidade de atendimento. Espero que o texto seja útil e nos ajude a vencer essa guerra entre a saúde e os lucros das grandes empresas!

Um abraço,

Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular.

Uso do reembolso médico

O que fazer quando um médico de confiança não está credenciado no plano de saúde contratado? Em alguns casos, é possível se consultar com o profissional e depois pedir reembolso pelo plano de saúde.

medico-planos-de-saude-reembolso-medico-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Com o reembolso médico você passa a ter as facilidades de um paciente particular em consulta paga pelo convênio. (imagem fetropar)

 

Quando você utiliza o sistema de reembolso médico, ou livre escolha, do seu plano de saúde, você será pago pelas despesas. Muitas vezes esse reembolso não é o suficiente para cobrir a consulta particular, mas, caso haja despesas na consulta e no retorno, esse valor pode se aproximar da consulta particular, de modo que você passa a ter as facilidades de um paciente particular em consulta reembolsada pelo convênio. Além disso, caso haja diferença de valor, ela pode ser abatida do Imposto de Renda.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

LEIA TAMBÉM: 50% dos pacientes com doença arterial obstrutiva periférica são assintomáticos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

A maioria das seguradoras possui o sistema de reembolso médico, alguns planos de alguns convênios também. Saiba mais lendo o manual ou contrato do seu convênio.

Você também pode ligar para o número atrás da carteirinha do convênio e perguntar: “Qual é o valor de reembolso de consulta médica do meu plano?”. A operadora deve responder essa pergunta no ato. Assim você já descobre se tem direito ao reembolso. Para valores de exames e cirurgias pode ser necessário o envio de uma carta de solicitação da “prévia de reembolso”, com os devidos códigos dos procedimentos. Quem faz esse documento é o seu médico de confiança e cada convênio a recebe de uma maneira, podendo ser por e-mail, site, correio ou fax. A forma de envio deve ser explicada pela operadora.

A dúvida que resta seria: por que utilizar o reembolso ao invés do médico credenciado pelo convênio? Talvez você já tenha tido dificuldades em agendamentos de horários ou atendimentos muito rápidos. Para fugir destes e de outros problemas, faça uma consulta particular e utilize o reembolso. Garanto que você e o médico ficarão mais satisfeitos.

Lembre-se dos seus direitos de consumidor: Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 – Art. 46. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance. Ou seja, a informação dos valores de reembolso devem ser esclarecidos facilmente pela operadora de saúde. Para procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, o convênio tem um prazo máximo de 21 dias úteis estipulado pela ANS para resolver o problema. Para consultas o prazo máximo de 7 dias para especialidades básicas e 14 dias para outras especialidades. Caso o reembolso não esteja previsto no contrato, a operadora que não oferecer alternativas para o atendimento deverá reembolsar os custos assumidos pelo consumidor em até 30 (trinta) dias. Caso os prazos não sejam cumpridos, utilize o canal da ANS para reclamações (DISQUE ANS 0800 7019656) responsável pela regulação dos planos de saúde. Conheça seus direitos e faça o melhor uso do serviço que você paga mensalmente.

Saiba mais sobre o reembolso médico acessando o site: www.reembolso.med.br.

Sobre o autor

Dr. Alexandre Campos Moraes Amato é professor de Cirurgia Vascular da Universidade de Santo Amaro, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e Especialista em Cirurgia Vascular, Endovascular e Ecodoppler Vascular. Atua em São Paulo (SP).


Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.