sindrome-de-cockett-tratamento-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Seu exame demonstrou Síndrome de Cockett? Leia essa matéria antes de fazer uma cirurgia

A compressão da veia ilíaca pode causar sintomas graves nas pernas.

A Síndrome de Cockett ou Síndrome de May-Thurner consiste na compressão da veia ilíaca comum esquerda pela artéria ilíaca comum direita. Esse aperto dificulta o retorno de sangue da perna esquerda para o coração, causando dor, edema e varizes na perna esquerda. Em casos mais graves pode causar, inclusive, trombose.

sindrome-de-cockett-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A Síndrome de Cockett consiste na compressão da veia ilíaca comum esquerda pela artéria ilíaca comum direita.

Quem pode ter Síndrome de Cockett?

Todo paciente com inchaço e/ou varizes somente no membro inferior esquerdo deve ser investigado para Síndrome de Cockett.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Varizes aumentam o risco de trombose?

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, a compressão da veia ilíaca pode causar sintomas graves nas pernas. No entanto, é um desafio diferenciar qual compressão é clinicamente relevante apenas pelo exame de imagem.

“Muitas pacientes procuram um cirurgião vascular preocupadas, pois realizaram um exame de imagem e no laudo está descrito a compressão da veia ilíaca esquerda (Síndrome de Cockett). Contudo, a maioria delas não tem sintoma que justifique um procedimento”, indica.

Estudo

Um recente estudo realizou o exame de angiografia da veia ilíaca em pacientes mulheres com idades entre 20 e 22 anos sem sintoma, para verificar quantas apresentavam imagem de compressão da veia ilíaca esquerda nos resultados.

Em 80% das participantes foram observados pelo menos dois sinais indicativos de compressão da veia ilíaca esquerda! Médicos externos indicaram o tratamento da compressão em 55% das pacientes ao analisar apenas as imagens do exame!

“Este estudo comprovou algo que já sabemos na prática clínica: muitas pessoas apresentam compressão da veia ilíaca esquerda. A única forma de diferenciar quem deve ou não ser tratada é por meio de uma consulta médica e avaliação. Tratar a paciente e não o exame é fundamental”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

As pessoas que apresentam sintomas podem ser tratadas com cirurgia endovascular, na qual é colocado um stent no local da compressão que irá manter a veia aberta e melhorar os sintomas. O procedimento é minimamente invasivo, de baixo risco e a paciente pode ir para casa no mesmo dia sem necessidade de internação. Contudo, é fundamental procurar um médico com experiência em cirurgia endovascular.