tireoide-alimentacao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Tem problema na tireoide? Veja quais dietas e suplementos evitar

3.3/5 - (10 votes)

 

tireoide-alimentacao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Embora sejam bons para a maioria das pessoas, repolho e outros vegetais cruciformes, quando ingeridos em grandes quantidades, podem resultar em hipotireoidismo.

 

Quem tem problemas na tireoide não consegue controlar essa condição por meio de dieta. No entanto, comer alimentos ou tomar suplementos errados podem causar complicações.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, explica que há muita literatura sobre o que as pessoas com essa enfermidade não devem fazer. “Entre os alimentos a serem evitados estão aqueles a base de soja, alga marinha e suplementos com iodo e selênio”, alerta.

Soja

Comer muita soja causa problemas apenas para quem tem hipotireoidismo (quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes). Isso acontece, pois esse alimento impede a absorção dos hormônios que os pacientes estão tomando. Alguns estudos mostram que, quando você come muita soja ou bebe um copo grande de leite de soja, dentro de uma hora após tomar um hormônio da tireoide, a absorção é menor.

Alga marinha

Da mesma forma, as pessoas com alterações na tireoide não devem ter uma ingestão diária maior que 158 a 175 microgramas de alga marinha. A concentração de algas nos alimentos geralmente não é suficiente para causar um problema, mas uma cápsula de alga marinha pode conter até 500 microgramas! Por isso, atenção com suplementos.

Vegetais

Embora sejam bons para a maioria das pessoas, repolho e outros vegetais cruciformes, quando ingeridos em grandes quantidades, especialmente no contexto de deficiência ou níveis limítrofes de iodo, podem resultar em hipotireoidismo. Isso acontece porque eles geram um íon que compete com a absorção de iodo pela tireoide, que é o ingrediente principal para a produção dos hormônios tireoidianos.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para cortar o sal da alimentação

LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer a dieta mediterrânea, aprovada para a saúde cardiovascular

Suplementos

Os suplementos com iodo devem ser evitados por quem tem hipertireoidismo ou hipotireoidismo. O efeito desse consumo pode variar de pessoa para pessoa, fazendo com que a tireoide produza muito ou pouco hormônio.

“Infelizmente, hoje existem muitas informações dizendo que o iodo faz bem para a tireoide, porque a deficiência de iodo é a causa número 1 dessas doenças no mundo. Contudo, é importante lembrar que temos iodo adicionado a muitos alimentos e não apenas sal em nossas dietas. Por isso, a suplementação não é necessária, a não ser para algumas gestantes”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Já o selênio (mineral que não faz parte da dieta das pessoas, embora oleaginosas tenham este nutriente), é bom devido à ação antioxidante e tem papel fundamental no sistema imunológico. Porém, não se deve superar a ingestão de 200mcg por dia. Infelizmente, existem diversos suplementos no mercado que excedem em muito esta dose. Fique alerta!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

2 Responses

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.