Tudo sobre varizes: a doença que atinge mais pessoas do que você imagina

 

tratamento-varizes-secagem-vasinhos-cirurgiao-vascular-campinas-dr-daniel-benitti
A maioria dos pacientes que procura tratamento para varizes é de mulheres. Porém, quando os homens buscam um médico vascular, normalmente o quadro está bastante avançado.

 

Quem tem varizes?

Elas podem atingir todas as pessoas, contudo são mais comuns em adultos. Estima-se que 40% das mulheres e 25% dos homens apresentam essa enfermidade. Além disso, os idosos, as pessoas sedentárias e obesas possuem um risco maior de ter varizes.

A hereditariedade também é um fator importante. Quem tem pai ou mãe com varizes também possui um risco maior de apresentá-las.

A maioria dos pacientes que procura tratamento para essa doença é de mulheres. Porém, quando os homens buscam um médico vascular, normalmente o quadro está bastante avançado. É importante lembrar que o atraso na procura pelo tratamento pode causar agravamento da doença com escurecimento irreversível da pele, feridas e sangramento.

LEIA MAIS: Por que as varizes vão além da questão estética?

LEIA MAIS: 7 perguntas frequentes sobre varizes

LEIA MAIS: 5 dicas para ficar com as pernas lindas para o verão

Quais são os tratamentos para varizes?

O uso de meias elásticas, medicações venotônicas e cremes melhoram os sintomas, porém não tratam as varizes.

Hoje, existem três tratamentos principais (dependendo da localização e do tamanho da veia):

Laser:

Considerado atualmente o melhor tratamento para a veia safena, consiste na colocação de uma fibra de laser dentro da veia por meio de uma punção e, assim que o laser é ativado, a veia é fechada por dentro, causando o mínimo de trauma cirúrgico.

LEIA MAIS: Laser varizes

Escleroterapia:

A escleroterapia é a famosa secagem de vasinhos. Considerado o melhor tratamento hoje para as veias mais superficiais, chamadas de teleangectasias, injeta-se um líquido através de agulhas bem finas, que irá irritar a veia, causando o seu fechamento.

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre a escleroterapia ou ‘secagem de vasinhos’

LEIA MAIS: Causas e tratamentos para os vasinhos

Cirurgia:

São feitas pequenas incisões locais, pelas quais são retiradas as veias maiores com o auxílio de agulhas semelhantes às de crochê. Esse procedimento não requer pontos e pode ser feito com anestesia local ou com a raquianestesia. Além disso, não é necessária internação, com liberação do paciente no mesmo dia da cirurgia.

 

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.