Benefícios do chá para a saúde.

Vamos falar um pouco sobre chás: para que eles servem? Ajudam na inflamação do Lipedema?

Que tal sentarmos para tomar uma xícara de chá e conversarmos sobre este assunto?

 

Benefícios do chá para a saúde.
Hoje existem diversos estudos evidenciando os benefícios do consumo de chás.

 

Você certamente já ouviu sobre os benefícios de beber chá, essencialmente verificando o que seus ancestrais acreditavam nos tempos antigos. Mas, pode uma planta sob a forma seca/desidratada fornecer alguma resposta para as doenças? 

Qual é o melhor chá?

Afinal, não existe apenas uma opção. Basta olhar para a prateleira no mercado. Dezenas e dezenas de sabores esperando para serem colocados no seu carrinho.

Hoje existem diversos estudos evidenciando os benefícios do consumo de chás. Inclusive, estudos randomizados que comprovam os benefícios.

Sabores diferentes oferecem benefícios diferentes. Aprenda a escolher o que se adapta às suas necessidades.

Chá verde

Benefícios do chá verde para a saúde.

Quando se trata de chá, o verde é o campeão em relação aos benefícios à saúde.

Uma revisão da literatura médica demonstra diversos benefícios relacionados ao consumo dele:

  • Prevenção de câncer
  • Prevenção doenças cardíacas
  • Redução da pressão arterial
  • Tratamento anti-inflamatório
  • Perda de peso
  • Redução do colesterol

O poder curativo do chá verde está ligado à catequina, um composto antioxidante encontrado nas folhas. Ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres que reagem com outras moléculas do corpo. Além disso, ele tem um gosto muito bom. Por isso, o consumo mundial deve atingir quase 3 milhões de toneladas até 2023.

Chá de gengibre

Benefícios do chá de gengibre para a saúde.

O chá de gengibre é conhecido por acalmar barrigas desde os tempos antigos.

Estudos mostram que o gengibre combate as náuseas naturalmente, sendo um remédio muito bom se você está lidando com enjoos matinais durante a gravidez.

O gengibre também oferece benefícios digestivos comprovados, ajudando o corpo a mover os alimentos do estômago para continuar a jornada no trato digestivo. Acelerar esse processo acalma a indigestão e diminui o desconforto estomacal.

Além disso, o gengibre pode ajudar a estimular o seu metabolismo, aumentando o consumo de calorias. Por isso, pode ser uma boa ideia tomá-lo no café da manhã.

Se o gengibre não for do seu agrado, o chá de hortelã também pode ajudar contra a indigestão. Mas, cuidado, pois a hortelã pode agravar o refluxo gastro-esofágico.

Chá de camomila

Benefícios do chá de camomila para a saúde.

Sem dúvida o melhor chá para dormir. Se você quiser melhorar a qualidade de sono, tome uma xícara antes de dormir.

O motivo? A camomila, semelhante à margarida, contém apigenina, um composto antioxidante e indutor do sono. A apigenina se liga a receptores em seu cérebro e atua para reduzir a ansiedade, criando uma calma pacífica que leva à sonolência.

O chá de raiz de valeriana também é uma boa opção se você quer melhorar a qualidade do sono, podendo associar os dois ingredientes.

LEIA TAMBÉM: O que você come é importante para o seu sono?

Chá preto

Benefícios do chá preto para a saúde.

O chá preto oferece muitos dos mesmos benefícios do verde, o que faz sentido quando você considera que eles são feitos das mesmas folhas da planta.

Então, por que eles são diferentes?

As folhas usadas para fazer o chá preto envelhecem e oxidam, tornando-as marrons ou pretas. As folhas do verde são processadas mais cedo, quando ainda estão verdes.

O chá preto geralmente tem mais cafeína do que o verde, um fator importantíssimo se você deseja limitar a ingestão de cafeína.

Chá de hortelã

Benefícios do chá de hortelã para a saúde.

O mentol é muito poderoso quando se trata de lutar contra um resfriado e o chá de hortelã contém mentol.

Ele funciona bem para relaxar os músculos da garganta inflamada, aliviar a congestão nasal e até mesmo reduzir a febre. Também é carregado com propriedades antibacterianas e antivirais para lhe dar um impulso saudável.

Chá de ervas

Benefícios do chá de ervas para a saúde.

Os poderes anti-inflamatórios dos chás de ervas podem ajudar a combater inflamações crônicas. Abuse deles com cúrcuma, canela ou gengibre.

Como benefício adicional, beber uma xícara quente de chá de ervas também pode ajudar a eliminar o congestionamento, liberando o muco e auxiliando na respiração.

Chá de canela

Benefícios do chá de canela para a saúde.

O controle glicêmico, principalmente no período pós-prandial (após refeições), tem papel fundamental na prevenção de diversas doenças, incluindo diabetes e eventos cardiovasculares. 

Estudos sugerem que o chá de canela possui alta capacidade antioxidante, o que pode ser devido ao teor de polifenóis. Ele pode ser benéfico para controlar o metabolismo da glicose em adultos não diabéticos durante o período pós-prandial. Isso diminui o estado de estresse oxidativo, que está associado a alterações metabólicas.

LEIA TAMBÉM: O que você come tem um impacto enorme na sua saúde. Principalmente se você tem Lipedema.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.