Varicocele: uma das principais causas de infertilidade masculina

Varicocele: uma das principais causas de infertilidade masculina
5 (100%) 2 votes

 

A varicocele, ou varizes do testículo, é uma dilatação anormal das veias testiculares e constitui a causa tratável mais comum de infertilidade masculina. A dilatação dessas veias pode dificultar o retorno venoso do sangue dos testículos, aumentando a temperatura do órgão e acumulando radicais livres, o que prejudica a produção e o funcionamento dos espermatozoides.

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta

varicocele-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A varicocele pode prejudicar a função dos testículos sem mostrar nenhum sintoma, causando diminuição da produção dos espermatozoides e, inclusive, deixando alguns pacientes estéreis.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e São Paulo, na maioria dos casos, a varicocele é assintomática. “Ela pode prejudicar a função dos testículos sem mostrar nenhum sintoma, causando diminuição da produção dos espermatozoides e, inclusive, deixando alguns pacientes estéreis”, adverte.

Estima-se que a varicocele ocorra em cerca de 20% dos homens do mundo, contudo, sem um biótipo mais propenso. Sabe-se que ela é mais comum do lado esquerdo e acredita-se que isso ocorre devido à drenagem do testículo que vai para a veia renal esquerda ter uma angulação de 90º, o que dificulta a progressão do sangue para cima.

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Atualmente, os médicos que mais identificam esse problema são os que trabalham com fertilidade. Porém, um bom urologista consegue detectar a presença de varicocele em um exame de rotina.

varicocele-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A varicocele constitui a causa tratável mais comum de infertilidade masculina. Os médicos que mais identificam a varicocele são os que trabalham com fertilidade e urologistas.

O Dr. Daniel Benitti explica que nem todo paciente que apresenta varicocele precisa tratá-la. Somente aqueles que apresentam alteração do espermograma.

Hoje existem duas opções de tratamentos para a condição: a cirurgia aberta e a cirurgia endovascular.

A cirurgia aberta consiste em um corte na virilha com ligadura das veias varicosas e deve ser realizada por um cirurgião experiente e, de preferência, com uso de microscópio.

A endovascular consiste em uma cirurgia minimamente invasiva com a utilização de cateter pela virilha, braço ou pescoço, pelo qual a veia espermática é ocluída com a utilização de molas, mudando a drenagem de sangue do testículo para as veias saudáveis. A vantagem desse tipo de procedimento é a recuperação mais rápida.

 

O Dr. Daniel Benitti alerta: “é importante ressaltar que nem todos os pacientes apresentam melhora da fertilidade após o procedimento”.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

5 comments to “Varicocele: uma das principais causas de infertilidade masculina”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.