Varizes aumentam o risco de trombose?

Varizes aumentam o risco de trombose?
4.4 (88%) 5 votes

 

varizes-trombose-cirurgiao-vascular-dr-daniel-benitti-sao-paulo-campinas
Quem tem varizes apresenta um risco 5 vezes maior de desenvolver trombose, quando comparadas às pessoas sem a enfermidade. (imagem: Elpasovein)

 

Pouco se fala sobre trombose, porém, essa doença mata mais que câncer de mama, próstata e pulmão JUNTOS, além de ser a principal causa de mortes dentro de hospitais.

A trombose venosa profunda é caracterizada por um coágulo de sangue que se forma em veias profundas do corpo, sendo a maioria na perna e no quadril. Os trombos podem se descolar da parede da veia e seguir pela corrente sanguínea, chegando aos pulmões – situação chamada de embolia pulmonar, que pode acarretar a morte do indivíduo.

LEIA TAMBÉM: Como prevenir a trombose

LEIA TAMBÉM: Afinal, anticoncepcionais aumentam o risco de trombose?

LEIA TAMBÉM: O uso de meia elástica previne complicações da trombose?

Atualmente, diversos fatores de risco aumentam a chance de trombose, e as varizes sempre foram motivo de dúvida nesse quesito. Contudo, um recente estudo, realizado com mais de 400.000 pessoas com uma média de idade de 54 anos entre 2001 e 2013, confirmou que quem tem varizes possui um risco maior de apresentar trombose.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que, de acordo com esse estudo, quem tem varizes apresenta um risco 5 vezes maior de desenvolver trombose, quando comparadas às pessoas sem a enfermidade. “Esses dados são muito importantes, pois as varizes representam um fator de risco tratável, com o mínimo de risco quando a cirurgia é bem indicada”, esclarece.

Além disso, outro dado alarmante do estudo refere-se à incidência de embolia pulmonar, que também foi maior nas pessoas com varizes (quase o dobro do que nos indivíduos sem a enfermidade).

“As varizes não são apenas uma preocupação estética. Elas podem causar problemas graves, além de fazer as pernas parecerem pouco atraente. Mesmo que você não sinta incômodo por suas veias varicosas, você deve estar ciente dos problemas que podem ocorrer se ignorá-las por muito tempo”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Hoje, existem muitas opções de tratamentos: procedimentos menos invasivos, como o laser, e a cirurgia tradicional de retirada de veias.  Por isso, faça uma avaliação com um cirurgião vascular experiente e que se mantenha sempre atualizado para saber qual o tratamento mais indicado para você.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para varizes: laser, espuma ou cirurgia?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.