beneficios-vinho-e-chocolate-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Vinho tinto e chocolate fazem bem para a saúde?

Vinho tinto e chocolate fazem bem para a saúde?
5 (100%) 6 votes

 

beneficios-vinho-e-chocolate-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Quantidades moderadas de vinho tinto e chocolate 70% podem fazer parte de uma alimentação saudável. (imagem brooksidechocolate)

 

Uma alimentação saudável envolve muitos vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e azeite. Além disso, sabemos que a melhor dieta para a saúde cardiovascular é a do Mediterrâneo. No entanto, nenhum plano alimentar saudável tem em seu cardápio vinho e chocolate. Recebemos muitas informações dizendo que eles fazem bem. Mas, será que é verdade?

LEIA TAMBÉM: 7 receitas para você aproveitar a dieta do Mediterrâneo

Você gosta de tomar uma taça de vinho ou comer um quadrado de chocolate amargo depois do jantar? Será que faz bem ou você está sabotando a sua dieta?

Estudo

Um estudo publicado na revista Lancet em 1979 mostrou pela primeira vez uma ligação entre taxas mais baixas de doenças cardiovasculares em países onde as pessoas bebem mais vinho, embora também tenham dietas mais ricas em gordura. Mais tarde, esse fenômeno ficou conhecido como ” O Paradoxo Francês” e desencadeou muito mais pesquisas sobre os possíveis benefícios do vinho à saúde.

beneficios-vinho-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O consumo leve a moderado de vinho tinto está relacionado a um menor risco de morte por doença cardiovascular. (imagem freepik)

O motivo deste benefício é um antioxidante, que está ficando mais famoso no momento, chamado resveratrol. Ele é encontrado na casca de uva, vinho, maçãs, amendoins, soja e outros alimentos.

“Estudos realizados em animais descobriram que o resveratrol pode proteger contra hipertensão, endurecimento das artérias, derrame, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Apesar de estudos em humanos não terem mostrado consistentemente esses mesmos efeitos, eles existem e são benéficos”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Além disso, alguns estudos de longo prazo associaram o consumo leve a moderado de vinho tinto a um menor risco de morte por doença cardiovascular.

É importante enfatizar o termo de leve a moderada, pois, quando exagerado, o álcool pode se tornar um fator de risco para várias doenças crônicas e desencadear fibrilação atrial.

O que tudo isso significa? Se você não bebe, não é recomendável começar. Mas, se você gosta de um pouco de álcool como parte de um estilo de vida saudável, as diretrizes alimentares e consensos recomendam no máximo uma taça por dia para mulheres e duas taças por dia para homens.

E o chocolate?

beneficios-chocolate-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Os grãos de cacau são ricos em flavonóides, um tipo de nutriente que reduz a pressão sanguínea. (imagem freepik)

Estudos associam a ingestão de chocolate a um menor risco de doença cardiovascular, derrame, diabetes e depressão. Mas, é importante salientar que esses resultados são somente com chocolate 70%. Nada de chocolate ao leite ou branco! Pois, eles não trazem benefícios para a saúde.

Os grãos de cacau são ricos em flavonóides, um tipo de nutriente também encontrado em algumas frutas, vegetais e chá. Os flavonóides reduzem a pressão sanguínea, melhorando a  saúde do coração.

LEIA TAMBÉM: Chocolate auxilia no tratamento de doença cardiovascular

LEIA TAMBÉM: Chocolate está associado a menor risco de depressão

No entanto, o processamento pode reduzir parte do conteúdo de flavonóides e a quantidade que acaba na barra de chocolate varia de acordo com a marca e o tipo. O chocolate 70% proporcionará os benefícios que você deseja, porém os outros chocolates contém aditivos que diminuem o potencial benéfico.

Como no vinho, também há um lado negativo do chocolate. Ambos contém calorias, por isso, deve-se tomar cuidado na quantidade para não exagerar.

Conclusão

Sua melhor aposta para a saúde cardiovascular é comer uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras, peixes e gorduras saudáveis, mas com pouca quantidade de carne vermelha, alimentos processados e doces.

E, se você gostar, quantidades moderadas de vinho tinto e chocolate 70% podem fazer parte disso. Existem muitas vantagens nestes dois alimentos, além de melhorar o humor e liberar emoções.

Se você está consumindo pequenas quantidades de chocolate 70% ou um copo ocasional de vinho, porque gosta desses alimentos, não há motivos para mudar, na verdade, muitos para continuar.

LEIA TAMBÉM: Ficar em casa e não ganhar peso: uma difícil tarefa!

LEIA TAMBÉM: Três tipos de alimentos que você deve evitar e por quê

LEIA TAMBÉM: Alimentação adequada pode tratar a ansiedade

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.