Vitamina D ajuda a prevenir doenças cardiovasculares?

Vitamina D ajuda a prevenir doenças cardiovasculares?
5 (100%) 2 votes

 

beneficios-vitamina-d-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A vitamina D tem diversas funções no corpo humano, sendo extremamente importante para o metabolismo ósseo. (imagem: o progresso)

 

A vitamina D em altas doses é eficaz para o tratamento de algumas doenças autoimunes, como a esclerose lateral amiotrófica, por exemplo. Contudo, ela também é eficaz contra doenças cardiovasculares?

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, hoje existem muitas vitaminas e suplementos no mercado – alguns muito bem embasados e benéficos, porém outros sem fundamento científico e com alto consumo. “A compra de vitaminas e suplementos é muito fácil, então, muitas vezes as pessoas não sabem, mas estão gastando dinheiro com algo que não é necessário”, alerta.

A vitamina D tem diversas funções no corpo humano, sendo extremamente importante para o metabolismo ósseo. Inclusive, estudos demostraram efeito positivo no sistema imunológico, tratamento de doenças autoimunes e alguns tipos de câncer.

LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam o sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: Probióticos: o que são e como consumi-los?

LEIA TAMBÉM: Má alimentação está relacionada à metade das mortes por infarto, derrame e diabetes

“Sempre tivemos a dúvida se a vitamina D também seria benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo, e hoje temos uma resposta”, informa.

Um recente estudo foi realizado com mais de cinco mil pessoas, separadas em dois grupos. Para um, foram dadas altas doses mensais de vitamina D (100.000 UI), enquanto para o outro, apenas placebo. Observou-se a incidência de doenças cardiovasculares nos dois grupos após um seguimento superior a três anos. No entanto, após esse período não foi observado nenhum benefício da suplementação da vitamina D na diminuição de eventos cardiovasculares.

LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular

LEIA TAMBÉM: Quer melhorar a sua saúde vascular? Tome um bom café da manhã

LEIA TAMBÉM: Você tem algum familiar com doença cardiovascular? Saiba como diminuir os riscos de você também ter

“É importante ressaltar que isso não significa que a vitamina D não tem benefícios. Ela deve continuar sendo reposta para as pessoas com deficiência, porém não previne doenças cardiovasculares”, analisa o Dr. Daniel Benitti.

O estudo foi feito na Nova Zelândia em adultos maiores de 50 anos, com uma média de idade de 65, sendo que quase 25% dos participantes apresentavam deficiência de vitamina D.

Esse é apenas mais um motivo para você cuidar da sua saúde vascular. Procure um cirurgião vascular e faça um check-up.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.