Vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias?

Vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias?
5 (100%) 5 votes

 

vitamina-d-infeccao-respiratoria-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Durante a quarentena provavelmente as pessoas terão deficiência de vitamina D. (imagem reviewbox)

 

A vitamina D (ou calciferol) promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Além disso, ela também atua no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

A vitamina D em altas doses é eficaz para o tratamento de algumas doenças auto imunes, como a esclerose lateral amiotrófica. Mas, será que ela também é eficaz para infecções respiratórias?

Você que acompanha o nosso blog sabe que a vitamina D não protege contra doenças cardiovasculares.

Temos hoje uma invasão de vitaminas e suplementos no mercado. Alguns muito bem embasados e benéficos para as pessoas. outros sem embasamento científico, mas com um consumo alto, pois a compra das vitaminas e suplementos é muito fácil. Dessa forma, muitas vezes as pessoas não sabem, mas estão gastando muito dinheiro com algo que não é necessário.

“Em tempo de coronavírus temos que tomar muito cuidado com fake news. As pessoas estão administrando soros na veia, respirando ozônio e fazendo outros tratamentos sem comprovação nenhuma. Inclusive, a cloroquina ainda não tem comprovação de eficácia e teve seus estoques zerados nas farmácias, prejudicando as pessoas com doenças auto imunes que fazem uso contínuo desta medicação. A única coisa comprovada que irá auxiliar no controle da epidemia é o isolamento. É hora de cooperação e não egoísmo!”, enfatiza o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular

Estudo

Um recente estudo realizado com mais de 10.000 pessoas avaliou o efeito geral da suplementação de vitamina D sobre o risco de infecção aguda do trato respiratório e tentou identificar os fatores que modificam esse efeito. O conjunto de evidências que contribuíram para as análises foi avaliado como de alta qualidade.

A suplementação de vitamina D reduziu o risco de infecção aguda do trato respiratório entre todos os participantes. Na análise de subgrupos, foram observados efeitos protetores maiores naqueles que receberam vitamina D diariamente ou semanalmente sem doses complementares ou de ataque. A proteção não foi evidenciada em quem fez doses de ataque ou muito altas, como as usadas no tratamento de doenças auto imunes.

Os efeitos protetores foram mais fortes nas pessoas com níveis basais de 25-hidroxivitamina D <25 nmol / L do que naqueles com níveis basais maiores que 25, ou seja, o efeito protetor foi maior nas pessoas com deficiência de vitamina D.

Dica para a quarentena

“Durante a quarentena provavelmente as pessoas terão deficiência de vitamina D, pois não irão se expor ao Sol. Talvez seja benéfico realizar suplementação com doses baixas de vitamina D para auxiliar o sistema imunológico no combate de infecções respiratórias”, indica o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: O que a Gripe Espanhola de 1918 nos ensina para combater o coronavírus?

Conclusão do estudo

O estudo relata uma nova e importante indicação para suplementação de vitamina D. A suplementação é segura e protege contra infecções agudas do trato respiratório em geral. As pessoas mais deficientes em vitamina D e as que utilizam doses mais baixas são as que têm os maiores benefícios.

Esses resultados, somados ao conjunto de evidências existentes, apoiam a introdução de medidas de saúde pública, particularmente em locais onde a deficiência profunda de vitamina D é comum. 

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.