Vitaminas e suplementos que ajudam o sistema imunológico

Vitaminas e suplementos que ajudam o sistema imunológico
5 (100%) 3 votes

 

vitaminas-e-suplementos-sistema-imunologico-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Um sistema imunológico perfeito pode ser alcançado com uma dieta adequada, mas as pessoas não se alimentam bem no dia-a-dia. Assim, alguns suplementos são benéficos para a saúde. (imagem: dicasdesaúde)

 

Devido às perguntas e comentários do post sobre vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular, resolvi falar também sobre as vitaminas e minerais que auxiliam o sistema imunológico. Afinal, as férias estão chegando e todos querem estar com a saúde plena para aproveitar o final de ano, não é mesmo?

Um sistema imune perfeito pode ser alcançado com uma dieta adequada. No entanto, na correria do dia-a-dia a maioria das pessoas não se alimenta corretamente com vegetais frescos, frutas e alimentos que as manteriam saudáveis o ano todo.

Por isso, alguns suplementos podem ser benéficos ao sistema imunológico. Confira abaixo.

  1. Ácido Fólico: conhecido pelas mulheres que querem engravidar ou que estão grávidas, este importante nutriente, além de auxiliar na formação do sistema nervoso do bebê, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e atividade das células de defesa do organismo. Hoje temos muitos alimentos enriquecidos com ácido fólico, incluindo o leite.
  2. Vitamina A: a mais colorida, encontrada em frutas e verduras laranjas, como cenoura e abóbora. Além disso, é um antioxidante que potencializa o sistema imunológico no combate contra infecções.
  3. Vitaminas do complexo B: são responsáveis por mais de 200 reações no organismo. A vitamina B6 é a mais importante do complexo B para o sistema imunológico e pode ser encontrada na banana e peixes de água gelada, como o atum, por exemplo.
  4. Vitamina C: sempre está baixa nas pessoas com doença vascular, embora seja facilmente encontrada nos alimentos. Potente antioxidante, é fundamental para o sistema imunológico, além de participar na síntese de colágeno, fortalecendo a pele e a parede das veias.
  5. Vitamina D: muito comum a sua deficiência, pois as pessoas estão evitando a exposição solar. A reposição deve ser cautelosa e nunca feita sem necessidade. Salmão e sardinha são excelentes fontes de vitamina D.
  6. Vitamina E: mais uma vitamina que costuma ser baixa nas pessoas com doença vascular. Também é um ótimo anti-radicais livres, potencializando o sistema imunológico e rejuvenescendo a pele. Quem faz uso de medicações para afinar o sangue deve tomar cuidado, devido ao risco de sangramento. Amêndoa, amendoim e semente de girassol são alimentos ricos em vitamina E.
  7. Ferro: parte da hemoglobina, que carrega oxigênio aos tecidos, esse componente é conhecido por deixar o sangue vermelho. Ele é facilmente encontrado em carnes vermelhas, além do brócolis e feijão.
  8. Selênio: com papel fundamental no sistema imunológico, esse mineral pode ser encontrado na castanha do Pará, por exemplo. Além disso, alguns estudos sugerem que ele é importante no tratamento de alguns tipos de câncer.
  9. Zinco: essencial para o processo de cicatrização, o zinco funciona como um modulador do sistema imunológico, controlando a resposta inflamatória do organismo. As ostras são exemplos de alimentos ricos nesse componente.

LEIA TAMBÉM: Melatonina: como funciona e como usar o hormônio do sono?

LEIA TAMBÉM: Você toma remédio para colesterol? Veja o que você precisa saber sobre o risco de diabetes

Apesar de todas essas explicações e indicações de alimentos benéficos para o sistema imunológico, é imprescindível tomar algumas outras medidas, como:

  • Parar de fumar;
  • Fazer uma dieta balanceada rica em fibras e água, e pobre em gorduras e sódio;
  • Praticar atividade física regularmente (ao menos 30 minutos de caminhada diária);
  • Controlar a pressão, o diabetes e o colesterol com exames periódicos;
  • Ter cuidados com a pele.

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

 

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

2 comments to “Vitaminas e suplementos que ajudam o sistema imunológico”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

  1. Catarina de Cassia Carvalho - 14 de março de 2020 at 10:28 Reply

    Bom dia Dr Daniel. Tenho lúpus e gostaria de saber se posso realizar a cirurgia das varizes com a técnica de escleroteria com espuma..No passado fiz cirurgia das duas pernas de uma só vez…Hoje me encontro com vasos e varizes. Com baixa estima. Mesmo ñ tomando sol devido ao lúpus. Gostaria de colocar um vestido..ando muito deprimida. depressiva. Pois já estive em dois vasculares pelo sus e disseram que não operam nem sobre juízo. Ñ entendi. Mesmo porque já fiz cirurgia no passado e deu tudo certo. Só que infelizmente essas abençoadas voltaram. Pode me ajudar ..aguardo retorno…me chamo Catarina de Cassia…desde já agradeço

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.