causas-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Você está cansada de estar cansada? Não aceite isso como parte do envelhecimento!

 

causas-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Se você estiver cansada com frequência, pode ser um sinal de algo mais sério.

 

Cansaço, muito cansaço, falta de energia: há muitas maneiras de descrever aqueles momentos em que você está tão cansada que não consegue fazer nada. Frequentemente, você se recupera após um descanso rápido ou uma boa noite de sono, mas se a fadiga estiver ocorrendo com mais frequência e durar mais tempo, pode ser um sinal de algo mais sério.

As pessoas  podem relacionar a fadiga ao envelhecimento, mas não há razão para aceitar isso como uma verdade absoluta. Todo mundo fica cansado às vezes e a sua resistência pode diminuir com a idade, você pode não se mover tão rápido e às vezes se cansa mais depressa, mas nunca deve estar cansada demais para desfrutar de um estilo de vida ativo.

“A fadiga afeta a pessoa de várias maneiras. Você pode ter menos energia para se exercitar, problemas para se concentrar, ficar alerta e lembrar-se de coisas, além de se irritar facilmente e ficar mais isolada socialmente. A fadiga é muito comum nas mulheres com Lipedema, pois elas gastam quase toda a energia do corpo com a inflamação e sobra pouca para as atividades. Se a fadiga aparecer de repente ou se tornar mais frequente, ela pode estar relacionada a várias condições médicas comuns ou mudanças no estilo de vida. O ideal é procurar ajuda médica”, explica o Dr. Daniel Benitti, médico cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Descobriu que tem Lipedema e começou a treinar, mas ainda está muito cansada? Saiba o que pode te ajudar!

Você deve consultar o seu médico para ver se você tem algum dos seguintes problemas:

Anemia

anemia-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Isso ocorre quando o sangue tem poucos glóbulos vermelhos ou quando essas células têm pouca hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio pela corrente sanguínea. O resultado é uma queda nos níveis de energia.

Doença cardíaca

doencas-cardiacas-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

As doenças cardíacas podem fazer com que o coração bombeie o sangue de forma menos eficiente, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões. Isso pode causar falta de ar e reduzir o suprimento de oxigênio para o coração e os pulmões, te deixando cansada.

Hipotireoidismo

hipotireodismo-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Uma glândula tireoide subativa pode causar fadiga junto aos outros sintomas, como ganho de peso, fraqueza, pele seca, sensação de frio e constipação. O hipotireoidismo é muito comum nas mulheres com Lipedema e deve ser investigado quando há qualquer sinal clínico, como queda de cabelo.

Problemas de sono

apneia-do-sono-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

A apneia do sono é caracterizada por pausas na respiração, geralmente durando vários segundos, ou respiração superficial, enquanto você dorme. É comum entre idosos e pessoas com sobrepeso. Outro problema relacionado ao sono é uma bexiga hiperativa ou próstata aumentada, o que obriga a idas noturnas repetidas ao banheiro. Qualquer um deles pode perturbar o sono o suficiente para deixar a pessoa cansada no dia seguinte.

Medicamentos

apneia-do-sono-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Certos medicamentos podem fazer você se sentir cansada, como remédios para pressão arterial, antidepressivos, ansiolíticos e anti-histamínicos. As pessoas reagem aos medicamentos de forma diferente e muitas vezes acabam tomando mais à medida que envelhecem, isso aumenta o chance de ter algum efeito colateral. Verifique com o seu médico, especialmente se você adicionou um novo medicamento ou aumentou a dosagem recentemente. Às vezes, mudar o horário da medicação que pode causar fadiga, à noite, e não durante o dia, ou reduzir a dose, por exemplo, pode ajudar.

Depressão ou ansiedade de baixo grau

depressao-e-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Problemas de saúde mental geralmente drenam os níveis de energia. Você pode sofrer de depressão ou ansiedade e nem mesmo saber disso. Na dúvida, procure ajuda médica.

LEIA TAMBÉM: Como evitar perder o controle quando tudo parece estar fora de controle?

Sinais de alerta de fadiga

As pistas abaixo sugerem que a sua fadiga pode resultar de um problema subjacente:

  • Acordar exausta, mesmo depois de uma boa noite de sono;
  • Não se sentir motivada para começar o dia;
  • Incapacidade de fazer atividades que você gosta;
  • Surtos repentinos de exaustão que vão embora e depois voltam;
  • Falta de ar;
  • Aumento da irritabilidade.

Dicas para ter mais energia

Quando ocorre a fadiga normal, todos os dias, há maneiras de aumentar os níveis de energia.

Abaixo listamos alguns simples exemplos:

Beba uma xícara de café ou chá

tomar-cha-para-melhorar-o-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Um pouco de cafeína pode começar bem o seu dia. Você não precisa de muito! Uma ou duas xícaras de café pode oferecer um estímulo mental e físico, especialmente se você tiver problemas com fadiga matinal.

Faça uma caminhada de 30 minutos

caminhar-para-melhorar-o-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O famoso Cooper dizia “Se você não consegue dedicar 30 minutos do seu dia para você, a sua vida está completamente errada!”. Se você não consegue sair, ande pela casa em intervalos de 10 a 15 minutos, duas a três vezes por dia. Andar é o exercício mais simples, o primeiro que aprendemos e não precisa de aparelhos.

Tire um cochilo

cochilar-para-melhorar-o-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Uma soneca ao meio-dia pode ajudar a superar o cansaço no final do dia. Mantenha os cochilos por cerca de 20 a 30 minutos, pois estudos sugerem que cochilar por 40 minutos ou mais pode ter o efeito oposto e deixá-la mais cansada em vez de revigorada. Além disso, não tire uma soneca tarde demais.

Esqueça o álcool

parar-de-beber-alcool-para-melhorar-o-cansaco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Reduza a ingestão de álcool ou até mesmo elimine o álcool por algumas semanas. As pessoas podem se surpreender com o quanto se sentem melhor sem uma ou duas bebidas diárias.

Caso a fadiga persista, um médico deve ser consultado.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que significa “fadiga adrenal”?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.