como-ser-feliz-dr-daniel-benitti

Você quer ser mais feliz?

 

como-ser-feliz-dr-daniel-benitti
Existem estratégias para conseguir ser mais feliz?

 

Se você sente que desde o ano passado as coisas não estão nada fáceis, saiba que você não está sozinha. Mas, quando pensamos na vida, as pessoas geralmente lutam para conseguirem ser feliz mesmo em tempos normais.

Algumas pessoas acreditam que o dinheiro ou fama podem trazer a felicidade, mas sabemos que isso não é verdade.

Mas, será que há uma maneira de ajudar as pessoas a melhorarem o humor e as perspectivas de vida?

A resposta é sim! Você pode fazer muito para melhorar a qualidade do seu dia a dia e se sentir mais realizada.

Teste a receita abaixo para melhorar a sua felicidade, que inclui uma combinação de três estratégias físicas e emocionais. Experimente cada uma dessas opções por uma semana. Avalie se um ou mais desses passos positivos aumentaram a sua felicidade e continue fazendo isso!

Movimente-se

como-ser-feliz-exercicios-fisicos-dr-daniel-benitti

Não é nome de remédio. É tempo verbal.

Ar fresco e exercícios são uma combinação poderosa para melhorar o humor. Se você foi vacinada contra Covid-19, aproveite para sair, ainda de máscara, e comece a andar. O exercício regular pode ajudar a melhorar a sua saúde e o seu humor. A atividade aeróbica, como caminhar, andar de bicicleta ou correr libera hormônios que aumentam o humor, que podem reduzir o estresse e conferir uma sensação de bem-estar. 

“O melhor anti-depressivo do mundo é atividade física. Quando os seus músculos se contraem em um padrão repetitivo, como acontece quando você está caminhando, nadando ou fazendo atividades como ioga, isso aumenta os níveis de uma substância química cerebral chamada serotonina, que é alvo de muitos antidepressivos. Níveis mais elevados de serotonina estão associados a um melhor humor. Na verdade, um estudo descobriu que apenas 90 minutos por semana de atividade proporcionam melhorias de humor semelhantes às de um antidepressivo. Quando combinados com medicamentos, os exercícios podem até mesmo ajudar os transtornos do humor que são resistentes a outros tratamentos”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Por quanto tempo você deve se movimentar? 

O ideal é tentar pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada cinco dias por semana, ou vigorosos 20 minutos três vezes por semana. Mas, se você não pode fazer muito, lembre-se de que alguns são sempre melhores do que nada. Mesmo uma caminhada rápida de 10 a 15 minutos pode elevar o seu humor, pelo menos a curto prazo.

Além disso, um recente estudo evidenciou que as pessoas mais ativas têm um risco menor de gravidade com o coronavírus.

Aprecie os pequenos prazeres diários

como-ser-feliz-aprecie-pequenos-momentos-dr-daniel-benitti

Pequenos aborrecimentos podem estragar o seu dia. Você perdeu as chaves, machucou o dedo do pé ou encontrou um colega de trabalho rabugento? Pense e lembre-se que o inverso também é verdadeiro. Estudos mostram que dedicar um tempo para apreciar pequenos momentos de prazer pode fazer você se sentir mais feliz. Concentre-se nos pequenos eventos diários da mesma forma que faria com os grandes, como o dia do casamento, o nascimento de um filho ou férias relaxantes. Afinal, são esses pequenos momentos que constituem a maior parte da sua vida. Saboreie o tempo gasto no jardim (sim, toque na terra!) ou sentada tomando uma xícara de chá; rir com membros da família durante uma boa refeição; ou resolva ler um bom livro. Além disso, comemore pequenos marcos e realizações, um projeto bem feito ou uma meta diária alcançada. Faça um esforço consciente para pausar e desfrutar de pequenos prazeres como esses todos os dias.

LEIA TAMBÉM: Viajar traz mais felicidade que bens materiais

Limite as suas decisões

como-ser-feliz-limite-as-suas-escolhas-dr-daniel-benitti

Pode parecer um sonho ter infinitas opções, mas, na verdade, ter muitas opções pode gerar mais preocupação. Ser feliz depende em parte de escolhas. Afinal, seria muito estressante não ter nenhum controle sobre a sua vida. No entanto, pesquisas descobriram que as pessoas que recebem mais opções têm mais oportunidades de se arrependerem. Você gostaria de ter escolhido uma roupa, plano de celular, sobremesa diferente? Outra escolha teria sido melhor? É por isso que as pessoas que fazem meditação ou retiros espirituais costumam limitar as seleções. Não ter que tomar várias decisões ao longo do dia pode ser libertador.

Um exercício simples pode ajudá-la a aliviar o fardo da escolha. Decida que, se uma decisão não trará consequências graves, você limitará a quantidade de tempo que se dá para escolher ou terá menos opções. Não se permita duvidar da decisão depois de tomada. Salve as deliberações pesadas para questões maiores e mais importantes. No entanto, mesmo ao fazer essas escolhas, evite olhar para trás.

LEIA TAMBÉM: Você reclama diariamente da vida? Confira 7 segredos para ser mais feliz!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.