tipos-sanguineos-e-problemas-de-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Você sabia que o seu tipo sanguíneo pode afetar a sua saúde?

Veja aqui o que as evidências mostram.

 

tipos-sanguineos-e-problemas-de-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
O tipo sanguíneo pode estar relacionado à probabilidade de ter alguns problemas de saúde.

 

Muitas pessoas estão preocupadas em relação ao tipo sanguíneo e a gravidade da doença Covid-19. No entanto, ainda não sabemos se realmente existe esta ligação. Existem alguns estudos, mas os resultados ainda não são definitivos.

Doença cardíaca

tipos-sanguineos-e-doenca-cardiaca-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Há boas notícias para os tipos de sangue O, pois pesquisas mostram que o risco de doença cardíaca coronária tende a ser menor, apesar de os especialistas não saberem por quê. Alguns pensam que pode ser porque outros tipos são mais propensos a ter colesterol mais alto e maiores quantidades de uma proteína que está ligada à coagulação.

LEIA TAMBÉM: Mulheres: como proteger a sua saúde cardiovascular?

Câncer de estômago e pâncreas

tipos-sanguineos-e-cancer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Os tipos sanguíneos A, AB e B correm mais risco do que o tipo O. Especificamente, as pessoas com sangue do tipo A têm maior probabilidade de desenvolver câncer de estômago. Os pesquisadores acham que isso pode acontecer porque a infecção por H. pylori é mais comum em pessoas com sangue do tipo A. Essa é uma bactéria que geralmente é encontrada no estômago e pode causar inflamação e úlceras.

Memória

tipos-sanguineos-e-memoria-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Um pequeno estudo mostrou que pessoas com problemas de memória tinham sangue do tipo AB mais do que qualquer outro.

Estresse

tipos-sanguineos-e-estresse-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O estresse aumenta o nível de cortisol do corpo, o hormônio do estresse, e pessoas com sangue do tipo A tendem a ter níveis mais altos de cortisol. Portanto, você pode ter mais dificuldade em lidar com situações estressantes.

LEIA TAMBÉM: 7 sinais do estresse no seu corpo

Malária

tipos-sanguineos-e-malaria-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O sangue do tipo O pode ajudar a evitar essa doença. Isso acontece porque o parasita tem mais dificuldade para se ligar às células sanguíneas do tipo O. Lembrando que você pode pegar Malária quando um mosquito infectado te pica, sendo mais comum na região Norte do país. 

Coágulos de sangue

tipos-sanguineos-e-coagulo-de-sangue-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O tromboembolismo venoso (TEV) ocorre quando o sangue coagula em uma veia profunda, como a das pernas. Esses coágulos às vezes se movem para os pulmões, o que chamamos de embolia pulmonar. Pesquisas mostram que as pessoas com sangue do tipo A, B ou AB correm um risco maior de TEV.

Tempo de vida

tipos-sanguineos-e-expectativa-de-vida-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

As chances são maiores de que você viva mais se tiver sangue do tipo O. Os especialistas acreditam que a redução do risco de doenças no coração e nos vasos sanguíneos (cardiovasculares) pode ser uma das razões para isso.

Fertilidade

tipos-sanguineos-e-fertilidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O seu tipo sanguíneo não pode prever se você vai engravidar, mas pode ter uma função nisso. Em um estudo, mulheres com baixo número de óvulos saudáveis tinham maior probabilidade de ter sangue do tipo O do que qualquer outro. Contudo, mais pesquisas são necessárias para descobrir o porquê.

Diabetes

tipos-sanguineos-e-diabetes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

O diabetes tipo 2 parece ocorrer com mais frequência em pessoas com tipos sanguíneos A e B. Os especialistas não sabem ao certo o motivo, ou seja, mais pesquisas são necessárias.

LEIA TAMBÉM: Os piores e os melhores alimentos para quem tem diabetes

Úlceras

tipos-sanguineos-e-ulcera-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

As úlceras pépticas, feridas abertas e dolorosas que surgem na mucosa do estômago ou na parte superior do intestino, parecem ocorrer com mais frequência em pessoas com o tipo sanguíneo O.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.