Você sabia que tratar as varizes pode melhorar a sua saúde cardiovascular?

Você sabia que tratar as varizes pode melhorar a sua saúde cardiovascular?
5 (100%) 3 votes

 

tratamento-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As varizes são mais visíveis quando estão próximas a pele. O uso de ultrassom doppler e realidade aumentada permitem visualizar todas as que estão insuficientes.

 

As varizes não são um problema exclusivo de pessoas idosas, pelo contrário, elas podem aparecer nas pernas de qualquer um. Além disso, é importante lembrar que não são apenas as veias grandes, azuis e volumosas que são consideradas varizes.

Varizes

As varizes são mais comuns nas pernas, pois há um aumento da pressão na parede das veias causada pela própria coluna de sangue do corpo e gravidade que pode, com o tempo, enfraquecer as paredes das veias.

A função de todas as veias do corpo é de levar o sangue para o coração mas, as dilatadas acumulam o sangue e ficam inchadas, causando dores, desconforto, câimbras e podendo gerar feridas e sangramentos.

“As varizes são mais visíveis quando estão próximas a pele. O uso de ultrassom doppler e realidade aumentada permitem visualizar todas as que estão insuficientes. Quando as veias são grandes, o sangue que se acumula pode coagular e causar trombose. Além disso, esse coágulo pode ir para o pulmão e gerar embolia pulmonar, que muitas vezes é fatal”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Toda pessoa que apresenta:

  • pernas cansadas,
  • pernas inchadas,
  • pernas doloridas,
  • câimbras noturnas,
  • escurecimento da pele,
  • coceira,
  • e, perda de pelos

deve procurar um cirurgião vascular para avaliar a circulação dos membros inferiores.

Afinal, o ideal é sempre prevenir para que qualquer complicação não aconteça.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Quem pode ter varizes?

Tratamentos para varizes

O tratamento depende do tamanho da veia, localização, acometimento de safena, presença de veias perfurantes, complexidade dos ramos acometidos e da presença de coágulo.

Opções

Espuma: Uma solução de polidocanol com ar é injetada na veia para preencher o conteúdo, irritar a parede da veia, causando a oclusão. As veias geralmente requerem mais de uma sessão de espuma e 40% das pacientes podem manchar ou recidivar. Quando há retenção de sangue após a injeção de espuma, o mesmo deve ser removido. Esta técnica é melhor para pessoas idosas que não podem ser submetidas a outras formas de tratamento.

Laser: Por meio de uma fonte de energia e uma fibra radial, o laser é transmitido para a parede interna da veia, que sofre uma queimadura e se fecha. Esta é a melhor opção de tratamento para a veia safena.

Cirurgia:  As veias são removidas por meio de uma microcirurgia que, com microincisões e ganchos cirúrgicos, são retiradas uma a uma. A paciente não precisa ficar internada e vai para casa no mesmo dia. O repouso depende da quantidade de veias que são removidas.

“É comum as pessoas perguntarem qual o melhor tratamento para varizes. Porém, não existe o melhor para todas as pessoas. O tratamento deve ser individualizado e pode ser necessária uma combinação de procedimentos”, explica o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?

LEIA TAMBÉM: Por que quem tem varizes precisa tratar as veias perfurantes?

Alerta

Se você tem varizes ou apresenta alguns dos sintomas apresentados acima, não espere para procurar um cirurgião vascular. Muitas vezes as mulheres são orientadas a não tratar as varizes até que tenham filhos, mas isso não pode ser generalizado. Toda pessoa deve ser avaliada para tratamento. Afinal, as varizes podem se tornar mais difíceis de tratar ou se complicarem na gestação.

Prevenir ou reduzir as veias varicosas não só irá manter as suas pernas mais jovens, mas também irá melhorar a sua saúde vascular!

LEIA TAMBÉM: Alerta: tratamento de varizes e vasinhos pode ser perigoso se realizado pela pessoa errada

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.