dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Como continuar comendo de forma saudável agora que esfriou?

 

dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Manter uma alimentação saudável pode ser um desafio no frio.

 

O frio chegou e com a diminuição da temperatura geralmente ocorre uma transição na alimentação, dos pratos mais leves do verão para as refeições mais fartas e gordurosas de inverno. Mas, qual é a melhor maneira de fazer a mudança e manter uma alimentação saudável no frio? Você realmente deveria mudar tanto a sua dieta? E qual é a melhor maneira de fazer tudo isso no meio da pandemia?

Confira abaixo algumas dicas e truques importantes para passar este período sem ganhar uns quilos extras.

A sua avó provavelmente dizia para você tomar o óleo de fígado de bacalhau durante os meses sem “R” (maio, junho, julho e agosto). Esta sabedoria popular tem um respaldo científico grande: o óleo de fígado de bacalhau é rico em vitamina D e ômega-3.

LEIA TAMBÉM: No frio você bebe menos água? Conheça 7 alimentos que ajudam na hidratação

Vitamina D

vitamina-d-peixes-dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Vitamina D para manter uma alimentação saudável no frio.

A vitamina D não é apenas essencial para a saúde muscular e óssea, a deficiência dessa vitamina também tem sido associada à diminuição da imunidade e fadiga. Além disso, é mais difícil manter a vitamina D alta no inverno.

“Devemos obter a maior parte da nossa vitamina D da luz solar, mas há menos luz solar no inverno. Certos alimentos como peixes de água fria (como salmão e atum) são boas fontes de vitamina D. Embora os seus gostos possam mudar, as suas necessidades não alteram muito em termos de vitaminas e nutrientes de que você precisa. É sempre importante se alimentar bem e continuar comendo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras para obter essas vitaminas e minerais. É preciso lembrar que, mesmo que as estações mudem, o seu corpo ainda precisa da mesma manutenção”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Sempre a melhor via de absorção de qualquer nutriente e vitamina é pela digestão de alimentos, mas alguns suplementos podem ser necessários, principalmente se você fez cirurgia de obesidade.

Comer bem não significa comer uma porção enorme de tudo. Geralmente, meia xícara está bom.

Vitamina E

frutas-e-vegetais-dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Vitamina E para manter uma alimentação saudável no frio.

Quando a estação fica mais fria e seca, muitas pessoas reclamam de pele seca, com coceira e descamação. A vitamina E pode reduzir a inflamação e ajudar a saúde da pele. Se você está mantendo a ingestão de frutas e vegetais, você deve ingerir bastante também.

LEIA TAMBÉM: 7 sinais do corpo de que você não está se alimentando corretamente

Vitamina do complexo B

feijao-lentilha-dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Vitamina do complexo B para manter uma alimentação saudável no frio.

As vitaminas do complexo B também são importantes pois são antioxidantes e influenciam sua energia e funções cerebrais. Verduras escuras e folhosas são boas fontes para essas vitaminas, assim como os legumes, feijão e lentilha.

Falando em sabores que mudam com as estações, o clima mais frio costuma trazer uma onda de alimentos mais fortes e pesados. Mas, embora essas refeições sejam uma tradição apreciada no clima frio, devemos tomar cuidado para não exagerar. Se você quer comer uma feijoada ou pernil, coloque vegetais como acompanhamento e não batata frita ou torresmo, por exemplo.

Sopas

sopas-dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Sopas são ótimas opções para manter uma alimentação saudável no frio.

As sopas são muito populares no inverno por vários motivos: são fáceis de fazer, aquecem no frio, podem ser guardadas no freezer ou na geladeira e oferecem uma grande variedade de sabores e combinações. Mas, uma coisa com a qual você deve ter cuidado é o sódio. Se você comprar sopas prontas deve verificar o rótulo. A maioria tem um nível elevado de sódio. As de saquinho, sempre têm.

Desta forma, considere fazer as suas próprias sopas. Com isso, você não só pode fazer as suas próprias combinações de sabores, como também pode garantir que sejam opções mais saudáveis. E, quando se trata de bases, faça caldo em vez de creme.

Em sopas à base de creme, você terá as gorduras saturadas de qualquer laticínio. Uma ótima ideia é usar caldo com baixo teor de sódio e ingredientes reais e frescos.

Ultracongelados

ultracongelados-dicas-alimentacao-saudavel-no-frio-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Ultracongelados podem ajudar a manter uma alimentação saudável no frio.

Você também tem a opção de rechear o seu freezer com ultracongelados. Eles têm a vantagem de serem saudáveis por não conterem conservantes e hoje temos diversas opções na internet para escolher. A maior dificuldade em obter estes produtos é o seu armazenamento, pois poucas pessoas conseguem guardar tantas porções no freezer.

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: Você come praticamente todos os dias a mesma coisa?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.