cirurgia-endovascular-aneurisma-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Novas tecnologias prometem melhorar os resultados das cirurgias endovasculares para aneurisma

5/5 - (2 votes)

 

cirurgia-endovascular-aneurisma-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A cirurgia endovascular é a técnica mais recente e menos invasiva para tratar o aneurisma da aorta. (imagem getingegroup)

 

Novas tecnologias de endoprótese estão em estudo para facilitar o tratamento de aneurisma da aorta. Uma delas tem como objetivo diminuir a chance de endoleak – vazamento que pode manter o aneurisma pressurizado e causar uma ruptura.

Os endoleaks são a principal complicação de cirurgias endovasculares de aneurisma, podendo ocasionar na necessidade de outro procedimento.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, ressalta que é fundamental o conhecimento de todos os materiais disponíveis para escolher o mais indicado para cada paciente. “Hoje temos mais de 10 tipos de endopróteses no mercado, cada uma com suas recomendações específicas e com prós e contras. É importante ressaltar que nenhuma endoprótese é apropriada para todos os pacientes, com isso, o conhecimento diminui o risco de novos procedimentos ou falha no tratamento”.

LEIA TAMBÉM: Aneurismas

LEIA TAMBÉM: Aneurisma: a doença que matou Albert Einstein

LEIA TAMBÉM: Atenção! Vasculite pode causar aneurismas

O que é aneurisma e como tratá-lo?

O aneurisma é uma dilatação da aorta que pode romper e causar um sangramento, com alta chance de morte. A cirurgia endovascular é a técnica mais recente e menos invasiva para tratá-lo. Neste procedimento, o cirurgião coloca uma endoprótese dentro da aorta por meio da virilha do paciente, cobrindo o aneurisma. Assim, o sangue deixa de passar pelo aneurisma, acabando com a possibilidade de rotura.

LEIA TAMBÉM: Dissecção da Aorta

Complicações após o procedimento

Até 20% dos pacientes que realizam a cirurgia podem ter endoleaks, que irá manter o aneurisma pressurizado, causando ruptura. Contudo, a principal causa desta complicação é a falha no planejamento operatório.

Para realizar o tratamento de aneurisma é fundamental procurar um cirurgião vascular com experiência, para que a chance de complicações seja mínima. Somente um profissional gabaritado neste tipo de procedimento e com conhecimento em todas as endopróteses poderá oferecer um tratamento com baixo risco, seja durante ou após o procedimento.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

Se você tem aneurisma ou conhece alguém que têm e irá tratá-lo, verifique se o procedimento será realizado por um cirurgião vascular experiente no assunto.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.