vasculite-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Atenção! Vasculite pode causar aneurismas

A vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos. Ela pode ser primária, que ocorre sem uma causa aparente, e secundária, que é associada a alguma outra doença, como lúpus, artrite reumatoide, infecção, hepatite, sífilis, dentre outras. As causas dessa doença ainda não estão totalmente esclarecidas, porém, elas são, em geral, processos mediados por defeitos no sistema imunológico.

vasculite-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A vasculite pode causar o fechamento do vaso, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Além disso, em alguns casos, pode ocorrer o enfraquecimento da parede dos vasos, fazendo-os ceder à pressão do sangue, propiciando a formação de aneurismas. (imagem: Evas)

LEIA TAMBÉM: Insuficiência Arterial Crônica

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

Dependendo do órgão acometido, os perigos da vasculite são graves, sendo necessária uma atenção especial aos seus sintomas, como:

• Cansaço;
  • Mal estar;
  • Emagrecimento;
  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Dor nas articulações;
  • Perda do apetite.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, a inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. “A progressão desse quadro pode causar o fechamento do vaso, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Além disso, em alguns casos, a vasculite pode causar enfraquecimento da parede dos vasos, fazendo-os ceder à pressão do sangue, propiciando a formação de aneurismas”, alerta.

Os perigos da vasculite depende dos órgãos acometidos. Se os vasos das mãos e pés forem afetados, por exemplo, podem causar necrose dos dedos. Já a arterite de Takayasu (que atinge a aorta e acomete principalmente as mulheres próximas dos 40 anos) pode ocluir a circulação dos braços, rins e cérebro.