cirurgia-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

A cirurgia de varizes é perigosa?

4.2/5 - (6 votes)

cirurgia-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Hoje a cirurgia para tratamento das varizes pode ser realizada com anestesia local devido às novas técnicas. Dessa forma, os pacientes podem receber alta no mesmo dia, inclusive, às vezes, sem serem internados. (imagem: Tua Saúde)

O medo de operar as varizes ainda aflige algumas pessoas. Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o questionamento e as dúvidas sobre o perigo desse tipo de procedimento são frequentes no consultório. “Traumas de tempos mais antigos ainda estão na mente dos pacientes, como o caso de uma cantora que faleceu durante a cirurgia; dores de cabeça causadas pela raquianestesia; longo tempo de internação; e necessidade de repouso de um mês na cama. Contudo, muita coisa mudou nos últimos anos e muitas dessas obrigatoriedades não existem mais”, explica.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?

LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas

Sabe-se que em qualquer cirurgia existem chances de complicações, entretanto, no procedimento de retirada de varizes, essa é uma exceção muito rara e difícil de acontecer.

A anestesia foi uma das áreas que evoluiu consideravelmente nos últimos 10 anos. Antigamente a agulha da raqui, por exemplo, tinha uma ponta cortante que causava dor de cabeça em alguns pacientes após o procedimento ou os obrigava a ficarem deitados por mais de 24 horas para tentar evitar tal desconforto. Hoje as agulhas são bem finas e, quando introduzidas, não cortam, mas afastam os tecidos, causando o mínimo de trauma. Atualmente, a chance de cefaleia pós-raqui é de 0,6%.

O trauma cirúrgico também diminuiu muito. “Podemos realizar a cirurgia até com anestesia local devido às novas técnicas. Temos a opção de procedimento com laser, micro incisões e espuma. Dessa forma, os pacientes podem receber alta no mesmo dia, inclusive, às vezes, sem serem internados. Além disso, não há a necessidade de pontos nas pernas e de realizar repouso de um mês na cama. As novas técnicas permitem o retorno rápido às atividades, sendo obrigatório o paciente se movimentar no pós-operatório para auxiliar na recuperação”, indica o Dr. Daniel Benitti.