Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
4 (80%) 4 votes

 

Visitar um médico especialista de 6 em 6 meses não é uma indicação sem fundamento, principalmente quando o assunto é a saúde vascular do corpo. De acordo com o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e São Paulo, é preciso muita atenção ao sistema circulatório sanguíneo, pois as doenças das artérias são as mais difíceis de serem percebidas. “As obstruções das artérias, que são os vasos que levam o sangue do coração para as diversas partes do corpo, são as mais difíceis de serem detectadas, porque ainda há pouco conhecimento da população em geral sobre esta enfermidade”, adverte.

medico-vascular-consulta
É importante visitar um médico especialista de 6 em 6 meses.

A aterosclerose, por exemplo, é uma doença progressiva e pode acometer todas as artérias do corpo. Porém, muitas vezes os seus sintomas são “ignorados”. Segundo o Dr. Daniel Benitti, o principal motivo disso é a falta de conhecimento e divulgação. “Muitos pacientes não possuem queixas no primeiro momento, contudo, após serem examinados e ser constatada alteração nas artérias da perna e/ou braço, eles confirmam que tinham sintomas”, revela.

Além da aterosclerose, a aterotrombose é uma das doenças circulatórias mais graves, sendo, inclusive a principal causa de morte no mundo. Por ser progressiva e pouco investigada pelos próprios médicos, muitas vezes ela é detectada tardiamente. Desta forma, para amenizar os efeitos, é essencial manter hábitos saudáveis com atividade física regular, boa alimentação, não fumar ou conviver com fumantes e, é claro, ter um acompanhamento com um médico especialista, profissional e de confiança.

LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta

LEIA TAMBÉM: Sistema circulatório: riscos e cuidados após os 60 anos

O principal sintoma da aterotrombose é sentir dor ao caminhar, principalmente nas panturrilhas, o que é chamado de claudicação. Contudo, o grande problema é que muitas pessoas não procuram um cirurgião vascular, simplesmente começam a diminuir gradativamente as suas atividades.

dor-na-panturrilha-ao-caminhar-doenca-vascular-aterotrombose
O principal sintoma da aterotrombose é sentir dor ao caminhar, principalmente nas panturrilhas, o que é chamado de claudicação.

LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução das artérias

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Desta forma, a doença pode se agravar, sendo tratada apenas com cirurgias. O Dr. Daniel Benitti lembra que o método varia de paciente para paciente. “Hoje temos uma tendência em realizar procedimentos de angioplastia com colocação de stent ou, em alguns casos, apenas um balão podendo conter ou não medicamentos. Além disso, temos a opção de pontes de safena, enxerto e endarterectomia, que seria limpar a artéria. Neste último caso, as mais comuns são as carótidas que levam o sangue para a cabeça”, finaliza.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

58 comments to “Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.