varizes na gravidez

Varizes na gravidez

Varizes na gravidez
5 (100%) 2 votes

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, explica o que fazer para cuidar da circulação sanguínea

 

A gravidez é um momento único. A realização plena em gerar uma vida faz com que muitos dos conceitos anteriormente estabelecidos mudem, criando uma nova fase para a mulher. Contudo, apesar de todas as realizações, a gravidez necessita de cuidados especiais, principalmente em relação à saúde da futura mamãe. E, uma das principais preocupações das mulheres deve-se às complicações vasculares que podem aparecer ao longo da gestação, com destaque para as varizes.

Grávida com a mão na barriga.
As grávidas possuem uma maior propensão ao surgimento de varizes devido a mudanças que ocorrem no organismo da mulher.

Infelizmente, sim, as grávidas possuem uma maior propensão ao surgimento de varizes. Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e São Paulo, esse quadro deve-se a algumas mudanças que ocorrem no organismo da mulher nesse período, como:

  • O aumento de cerca de 40% na quantidade de líquidos no corpo e a ampliação da frequência cardíaca;
  • O aumento dos níveis de progesterona em torno de 35 vezes, o que enfraquece as veias das pernas;
  • E, o aumento do tamanho do útero em quase 300 vezes para comportar o bebê, causando a compressão da passagem do sangue das pernas no retorno ao coração.
varizes na gravidez
Alguns locais são mais propensos para a formação das varizes, como as pernas.

Apesar de as mudanças ocorrerem no corpo como um todo, alguns locais são mais propensos para a formação das varizes. Dentre eles estão as pernas, a região pélvica, a vulva, vagina e próximo ao ânus (hemorroidas). Dessa forma, é essencial que a mulher fique atenta a qualquer alteração visível na pele. Além disso, é fundamental consultar um médico especialista periodicamente, se possível, antes, durante e após a gravidez, para prevenir o edema (inchaço).

LEIA TAMBÉM: Rata estéril dá à luz com ovário feito em impressora 3D

Mulheres com maior propensão

Algumas mulheres possuem maior propensão ao desenvolvimento de varizes na gravidez. São elas: obesas, sedentárias, com história familiar, com mais de duas gestações ou que apresentam um ganho de peso superior a 10 kg durante a gestação.

Dicas: Durante a gravidez

O Dr. Daniel Benitti alerta para que as grávidas tomem muito cuidado com os “conselhos” de não profissionais. “Algumas medicações e chás podem causar danos ao bebê, como a má formação, e aumentar o risco de sangramento ou trombose da placenta. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para orientações”.

LEIA TAMBÉM: O que é Trombose?

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Além disso, o cirurgião vascular lembra que atividades físicas intensas no início da gestação podem causar aborto. “É necessário que os exercícios sejam leves, para o fortalecimento das panturrilhas, que são o coração das pernas, e que a alimentação seja balanceada, para que não haja ganho excessivo de peso”, indica.

Em relação às vestimentas e calçados, o Dr. Daniel Benitti aconselha que a grávida use meias elásticas sempre que possível e que opte por saltos baixos, com altura entre 3 e 5 cm. “Diferentemente do que muitas mulheres acreditam, os sapatos planos pioram a circulação das pernas”, adverte.

Veja a entrevista que o Dr. Daniel Benitti forneceu ao programa Domingo Espetacular sobre cuidados na gravidez.

 

Dicas: Após a gravidez

Caso ocorra o surgimento de varizes durante a gestação, é imprescindível que a mulher procure um profissional capacitado. Segundo o Dr. Daniel Benitti, o ideal é aguardar o período de amamentação para poder realizar o tratamento. “Hoje temos cremes que auxiliam no cansaço das pernas e diminuem o edema, sem correr o risco de passar pelo leite materno e causar algum dano para o bebê”.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Saiba mais em www.ocirurgiaovascular.com.br.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário abaixo! 🙂

seta-png seta-png seta-png

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

23 comments to “Varizes na gravidez”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.