Você sabe o que é pior: açúcar ou adoçante?

Você sabe o que é pior: açúcar ou adoçante?
5 (100%) 2 votes

 

acucar-ou-adocante-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Os adoçantes artificiais são 200 a 600 vezes mais doces que o açúcar.

 

Açúcar

Os brasileiros consomem em média 22 colheres de chá de açúcar todos os dias! E, para piorar esse cenário, dados mostram que entre os adolescentes esse número aumenta:  30 colheres por dia!

Você deve estar se questionando: “como é possível comer tanto?”. Isso acontece devido ao açúcar que é adicionado aos produtos em geral, como doces e produtos processados.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, o açúcar é extremamente prejudicial à saúde cardiovascular e, além disso, atrapalha a energia sexual, diminuindo o desejo das pessoas. “O excesso de açúcar na alimentação pode baixar a testosterona, reduzir a produção de hormônio do crescimento, causar fadiga e gerar stress e ansiedade”, alerta.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor

Adoçantes

Quando os adoçantes artificiais apareceram, muitos acreditaram que os problemas haviam acabado, afinal, eles não possuem calorias. Contudo, quando o assunto é alimentação, o âmbito vai além, englobando uma grande gama de informações e os efeitos que cada alimento acarreta.

Os adoçantes artificiais são 200 a 600 vezes mais doces que o açúcar. Além disso, eles estimulam o paladar, vão para o cérebro, afetam os hormônios e retardam o metabolismo.

Conclusão

Apesar de o açúcar e o adoçante serem igualmente viciantes, os adoçantes artificiais atiçam mais o apetite, fazendo com que você fique com fome, coma mais durante o dia e desenvolva diabetes.

O açúcar não faz mal em quantidades limitadas e no contexto de uma dieta saudável. Comer um biscoito caseiro, por exemplo, não é um problema. Além do mais, você não vai ter desejos por doces com frequência se fizer uma dieta saudável e atividade física. Isso acontece, pois o seu corpo já vai estar satisfeito com a endorfina liberada nos exercícios e seus hormônios estarão mais equilibrados com uma alimentação balanceada.

Cuide-se bem neste inverno, mantenha o corpo ativo e não abuse da comida para fugir dos quilinhos indesejáveis. Aproveite também o tempo mais frio para cuidar dos vasinhos e deixar as pernas bonitas para o verão. Essa é a melhor época para isso!

LEIA TAMBÉM: Os melhores e os piores alimentos para quem tem diabetes

LEIA TAMBÉM: Como voltar a fazer exercícios após uma longa pausa

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.